Ciência e Saúde

Estudo sugere que a água é mais antiga que a formação do Sol

Os cientistas utilizaram como base a composição da água interestelar e que possui uma grande quantidade de deutério

Vilhena Soares
postado em 26/09/2014 09:38
Imagem criada no estudo simula o processo de formação da água
A água é o elemento de maior importância para determinar se um planeta pode ser habitável e, por conta disso, sua origem tem sido alvo de estudos de diversos cientistas. Em um trabalho divulgado na edição desta semana da revista americana Science, um grupo internacional de pesquisadores defende que uma fração da água da Terra teria surgido antes da formação do Sol. De acordo com os cientistas, a descoberta aumenta as chances de que os exoplanetas (os que estão fora do Sistema Solar) também possam ter água em sua composição. Dessa forma, as chances de que eles também sejam habitáveis aumentam consideravelmente.

Para analisar se a água da Terra teria surgido antes da formação do Sol, os cientistas utilizaram como base a composição da água interestelar (que existia antes da formação do Sistema Solar) e que possui uma grande quantidade de deutério ; átomo de hidrogênio mais pesado.

Para comparar a composição dessa água interestelar e do gelo antigo da Terra, os pesquisadores simularam em um modelo computacional um sistema de formação do Sistema Solar (uma nuvem de gás e poeira onde se formaram os planetas). Depois, analisaram em que a radiação de uma estrela como o Sol modificaria a formação de gelo.



Ao comparar a composição do gelo antigo da Terra com o modelo computacional, eles constataram que a água do planeta possuía muito mais deutério do que imaginavam. De acordo com os estudiosos, os níveis altos de deutério no gelo da Terra são a razão pela qual se justifica a presença das substâncias interestelares na formação da água do planeta. ;Nossos resultados mostram que uma fração significativa de água do nosso Sistema Solar, o ingrediente mais fundamental para promover a vida, é mais velha do que o Sol;, destaca Ilsedore Cleeves, estudante de doutorado na Universidade de Michigan e autor principal do artigo, em um comunicado à imprensa.

A matéria completa está disponível a para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação