Ciência e Saúde

Projeto de mapeamento cerebral começa a mostrar resultados

Cerca de 200 neurocientistas europeus ameaçaram boicotar o projeto com acusações de incitativo ao desperdício do dinheiro público por restringir a linha de pesquisa

Paloma Oliveto
postado em 30/09/2014 09:15
Quase três meses depois de um grupo de cientistas assinar uma carta aberta criticando o Projeto Cérebro Humano, financiado com 1 bilhão de euros pela União Europeia, a organização do ambicioso plano de mapear o órgão inteiro com modelos computacionais lançou uma publicação com as realizações alcançadas até agora.

Anunciado em 2013, o HBP (na sigla em inglês) foi criticado recentemente por 213 neurocientistas europeus que ameaçaram boicotá-lo, acusando a iniciativa de desperdiçar dinheiro público por restringir a linha de pesquisa. Para eles, há muito investimento em modelagens estruturais do órgão, em detrimento de estudos neurocientíficos.

No encontro anual do HPB, que começou nessa segunda-feira (29/9) na Universidade de Heidelberg, o líder do projeto, Henry Markram, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça em Lausanne, apresentou à imprensa uma brochura com feitos do grupo. Ele é acusado por proeminentes cientistas de monopolizar os investimentos, direcionando o financiamento para pesquisas que julga prioritárias sem consultar os colegas. No lugar de estudos sobre o funcionamento do órgão e suas aplicações práticas, como a busca de tratamentos para doenças neurodegenerativas, os trabalhos que recebem dinheiro são os que mapeiam e constroem atlas computadorizados das regiões do órgão. Um deles foi contemplado com verba para reconstruir o cérebro em sílica.



Em resposta, Markram e outros integrantes do HBP afirmam que os críticos estão incomodados com a ;mudança de paradigma; nas estratégias de estudo do cérebro. ;O objetivo do projeto é uma compreensão da estrutura e do funcionamento cerebral por meio do desenvolvimento de ferramentas computacionais (;). Longe de ser colocada de lado, a neurociência continua o centro do projeto;, afirmou, em um artigo publicado na New Scientist, Richard Frackowiak, um dos diretores da iniciativa.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação