Ciência e Saúde

Produção de sabão com óleo de cozinha mobiliza cidade do sertão

Segundo o orientador do projeto, a iniciativa permite que comunidades carentes tenham mais uma fonte de renda e tem adesão de boa parte da população de Salgueiro

postado em 19/10/2014 17:33
Um projeto desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano na cidade de Salgueiro, em Pernambuco, chamou a atenção na 11; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que termina neste domingo (19/10) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade: a produção de sabão de corte com o aproveitamento do óleo usado na cozinha.

Segundo o orientador do projeto, professor Geraldo Júnior, a iniciativa permite que comunidades carentes tenham mais uma fonte de renda e tem adesão de boa parte da população de Salgueiro.

A fábrica de pastel local doa a maior parte do óleo, e o sabão produzido é enviado gratuitamente a casas de idosos, creches e abrigos. Em média, o instituto produz 120 barras de sabão por semana. Além disso, a instituição ensina moradores de comunidades carentes a produzir o sabão em barra.

;Adotamos uma fórmula simples, que leva somente o óleo reciclado, hidróxido de sódio ; que é a soda cáustica ; e um pouco de essência",disse Geraldo Júnior. O professor estima que, com essa receita, as pessoas coneguem fazer uma barra de sabão em aproximadamente 40 minutos.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde


Para ele, além do papel social, a experiência testada em Salgueiro evita a poluição e traz ganho ambiental considerável onde é aplicada. ;O óleo [de cozinha] é extremamente poluente", disse o professor. Segundo ele, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água, mas, "na transformação química para o sabão, torna-se um sal. Esse sal, quando diluído em água, é absorvido pela natureza. Ele se torna biodegradável;.

Responsável por uma casa de acolhimento para crianças que recebe semanalmente sabão do instituto, informou que as doações do projeto contribuíram para reduzir o gasto mensal do abrigo com produtos de limpeza. ;Crianças sempre sujam muita roupa. Nós gastávamos muito com a compra de sabão. A ajuda do projeto foi boa para o nosso orçamento;, afirmou.

O abrigo recebeu também uma oficina na qual as famílias das crianças ali atendidas aprendem a produzir sabão em barra. Segundo Silvana, o curso aproximou mães e filhos. ;Com isso, conseguimos reunir mães que passam tempos sem ver suas crianças. Essa iniciativa gerou um vínculo com as famílias e com as mães cuidadoras também.;

Os responsáveis pelo projeto esperam expandir a ideia para outras cidades. O interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o Campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano pelo telefone (87) 3421-0050.

O projeto vai ser apresentado na manhã desta segunda-feira (20), no Quadro Ideias Inovadoras, do noticiário Repórter Brasil da Rádio Nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação