Ciência e Saúde

Entenda o experimento que ajudou bombeiro paraplégico a voltar a andar

Transplante de estruturas regenerativas permitiu o crescimento e a reconexão de fibras nervosas na medula espinhal de um bombeiro polonês. O resultado inédito poderá revolucionar o tratamento da paraplegia

Vilhena Soares
postado em 22/10/2014 06:12
Clique na imagem para ampliarCausadas por quedas e outros tipos de acidente, as lesões medulares podem gerar sequelas severas, como a perda permanente dos movimentos das pernas. Darek Fidyka, 40 anos, passou a viver com essa limitação após ter sido esfaqueado em 2010. A agressão rompeu a medula espinha do bombeiro polonês, que ficou imobilizado do peito para baixo. Submetido há dois anos a uma intervenção promissora, ele começa a recuperar a capacidade de andar. A técnica, que envolve células ligadas ao olfato, foi detalhada na edição desta semana da revista Cell Transplantation e tem potencial para revolucionar o tratamento da paraplegia.

Para corrigir as lesões causadas na medula de Fidyka, médicos poloneses, com o auxílio de cientistas londrinos, uniram duas células humanas envolvidas em processos de regeneração. Primeiro, retiraram um dos bulbos olfativos do paciente ; estruturas responsáveis pelo olfato e que têm células que ajudam na renovação de fibras nervosas. Houve o estímulo da produção dessas células em laboratório e, depois, mais de 500 mil foram implantadas do lado direito da medula do bombeiro, acima e abaixo da lesão.



Quatro tiras de tecido nervoso do tornozelo de Fidyka foram retiradas e colocadas do lado esquerdo da medula espinhal do paciente. O objetivo era fazer com que as células do bulbo olfativo fornecessem uma direção de conexões aos tecidos nervosos enxertados, facilitando, assim, a regeneração da medula. ;A operação fornece uma ponte que permite as fibras nervosas crescerem no vazio;, explica o professor Geoffrey Raisman, do Instituto de Neurologia do University College de Londres (UCL) e um dos autores do estudo.

A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação