Ciência e Saúde

Fatores ambientais e genéticos envelhecem o funcionamento do cérebro

Revista Science reúne série de artigos sobre as causas da perda cognitiva com o envelhecimento. Apesar de a questão ainda estar em discussão, estudos apontam que o funcionamento do cérebro é prejudicado por uma combinação de fatores ambientais e Genéticos

Paloma Oliveto
postado em 31/10/2014 06:15
Visionários como Julio Verne, Arthur C. Clark e Ray Bradbury previram viagens extraterrestres, idealizaram gadgets semelhantes a iPads, celulares e tevês tridimensionais, projetaram, em seus livros, armas e meios de transporte que acabaram virando realidade. Mas nenhum deles conseguiu imaginar uma tendência do futuro, já próxima de acontecer: o envelhecimento massivo da população. Em meados do século 21, o número de idosos será exatamente igual ao de jovens e, graças ao aumento da longevidade, a quantidade de pessoas com mais de 80 anos passará de 69 milhões para 379 milhões.

O envelhecimento é acompanhado por mudanças fisiológicas e psicológicas. Chegam as rugas, a fragilidade dos ossos, os esquecimentos mais frequentes. Ao mesmo tempo, ganha-se em experiência, sabedoria e, conforme muitas pesquisas indicam, aumenta o índice de satisfação com a vida. Mas, enquanto algumas pessoas passam pela velhice com o cérebro afiado, em outras, a cognição entra em declínio. O que está por trás dessa deterioração é motivo de intenso debate e tema de um especial da revista Science nesta semana.



Assim como os outros órgãos, o cérebro se transforma com o tempo. Exames de neuroimagem mostram alterações físicas nas massas branca e cinzenta. ;Contudo, não há uma correspondência simples entre o grau de mudanças neurais e a performance cognitiva;, afirma Meredith A. Shafto, psicóloga do Centro de Envelhecimento e Neurociência da Universidade de Cambrigde e autora de um dos artigos publicados pela revista científica americana. Em parte, isso acontece por causa de um mecanismo compensatório neural, pelo qual a atividade dos neurônios se intensifica nas regiões prefrontais. ;Esse recrutamento geralmente envolve a ativação dos dois lados do cérebro para a execução de tarefas cognitivas que, em adultos jovens, são processadas apenas por um lado;, explica. Isso sugere uma reorganização funcional e reforça a ideia de que as modificações fisiológicas típicas do envelhecimento não podem, sozinhas, explicar o declínio cognitivo vivenciado por alguns idosos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação