Ciência e Saúde

Sonda Pilhae faz manobra inédita para buscar dados sobre a vida na Terra

A confirmação do pouso chegou às 14h03 dessa quarta-feira (13/11) e foi recebida com festa pelos pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA)

Roberta Machado
postado em 13/11/2014 09:08
Imagem do cometa 67P feita pelo Philae antes de aterrissar

Da Terra, cientistas registraram ontem um marco da história da exploração espacial: a espaçonave Rosetta pousou uma sonda na superfície de um cometa em pleno movimento. A confirmação do pouso chegou às 14h03 de ontem e foi recebida com festa pelos pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA) depois de uma delicada manobra que levou mais de sete horas. Esse foi o ponto mais crucial da missão que dura mais de uma década. Philae, como é chamada a sonda, vai continuar acompanhando o 67P/Churyumov-Gerasimenko na viagem ao redor do Sol no próximo mês, quando os cientistas esperam que o corpo celeste revele segredos da origem do universo.

;Foi uma jornada extremamente longa e difícil para chegar a esse evento único de hoje, mas valeu a pena. Esperamos que o sucesso dessa grande empreitada científica que é a missão Rosetta perdure, conforme ela promete revolucionar a forma como compreendemos os cometas;, declarou Fred Jansen, coordenador do projeto. Os cientistas ainda analisam a estabilidade da sonda, além do exato local de pouso dela, devido a um problema no momento da aterrissagem.

Rosetta foi lançada em 2 de março de 2004 e viajou mais de 6,4 bilhões de quilômetros para chegar ao cometa 67P em agosto deste ano. Foram necessários mais de cinco meses para que a missão escolhesse um local de pouso no estranho corpo espacial, cujo formato lembra o de um patinho de borracha. A equipe passou a madrugada de quarta-feira tomando as últimas decisões e se certificando de que tudo estava em ordem para o arriscado pouso sobre um objeto que está percorrendo o espaço a mais de 55 mil km/h.



A espaçonave liberou a sonda aproximadamente às 7h03 (horário de Brasília), meia hora depois do planejado. ;Foi uma noite bastante ocupada para nós aqui na sala de controle e também para a equipe no centro de controle no DLR (centro espacial Alemão). Nós tivemos de repetir algumas atividades e, na verdade, tivemos problemas com o sistema de gás frio do lander, mas tudo está normal agora;, contou Stephan Ulamec, responsável pela missão de pouso do Philae, pouco depois que o pouso havia sido autorizado.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação