Ciência e Saúde

Instituto lança projeto de adoção de ninhos de arara-azul no Pantanal

Além de doação em dinheiro, os "padrinhos" têm que participar da criação das aves nativas da região, que estão ameaçadas de extinção

Jacqueline Saraiva
postado em 20/11/2014 13:10
Além de doação em dinheiro, os
Mais de cinco mil araras azuis povoam os céus do Pantanal, dando uma verdadeira aula de conservação de espécies. E se depender do Instituto Arara Azul, a quantidade de espécimes terá todas as condições para sobreviver e procriar. Uma nova fase no trabalho de preservação da espécie no Pantanal sul-mato-grossense, lançada nessa quarta-feira (19/11), em Campo Grande (MS), abre também a possibilidade de a própria população se engajar no projeto. A ação, intitulada ;Adote um Ninho;, propõe o apadrinhamento de ninhos por meio de adoção.

Além de uma doação em dinheiro, os padrinhos têm que participar da criação dos animais. Os participantes passam por um curso preparatório onde aprendem sobre o monitoramento dos ninhos naturais e artificiais, além de participar da elaboração de um relatório periódico sobre o comportamento e desenvolvimento dos filhotes. Além disso, ao nascer um filhote de arara-azul no ninho do adotante, será dado ao padrinho a oportunidade de batizá-lo com um nome. ;Assim como todas as aves da espécie, o filhote será acompanhado até o momento de seu voo e receberá uma anilha com numeração exclusiva, bem como um microchip. Todas as informações serão encaminhadas ao padrinho, em seu relatório final, junto com um Certificado de Adoção;, afirma o Instituto.



A bióloga Neiva Guedes mostra uma arara-azul: preservaçãoSegundo o instituto, antes mesmo de a campanha ser iniciada, 45 ninhos já foram adotados por artistas como Ziraldo, Carlos Saldanha, Chitãozinho e Xororó, Luan Santana, Michel Teló, Gabriel Sater, Almir Sater, entre outros. O valor arrecadado será utilizado para fortalecer os estudos de biologia básica, reprodução, comportamento, habitat, gerenciamento e educação ambiental para a conservação da arara-azul na natureza, que no fim da década de 1980 estava ameaçada de extinção e chegou a somar apenas 1.500 indivíduos. A bióloga responsável pelo Arara Azul, Neiva Guedes , destacou que a participação das pessoas é essencial. ;Já colhemos muitos resultados positivos, mas ainda há muito a ser feito e para isso, precisamos do engajamento da sociedade;, destacou.

; Os interessados podem buscar informações diretamente com o Instituto Arara Azul, pelo telefone (67) 3222-1205 ou pelo e-mail elizamense@gmail.com.

[SAIBAMAIS]Consciência Ambiental

O Projeto Arara Azul foi criado com o objetivo de preservar as araras-azuis, aves nativas da região ameaçadas de extinção. No total, são monitoradas aproximadamente três mil aves, que vivem em 599 ninhos cadastrados por 57 fazendas da região. O projeto conta com o apoio da Fundação Toyota do Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação