Ciência e Saúde

Especialistas publicam primeiro catálogo mundial de fungos

Esses organismos são fundamentais para a ecologia do planeta

Paloma Oliveto
postado em 28/11/2014 06:09
Esforço global: pesquisador colhe amostras de fungos no Panamá para a construção do catálogo

Muito antes que as plantas ensaiassem seu aparecimento na Terra, quando o planeta ainda oferecia condições pouco amistosas à vida, eles já estavam aqui. Há 1,4 milhão de anos, estruturas ancestrais dos fungos habitavam os mais diversos ecossistemas. Com o passar do tempo, cresceram em número e importância: eles têm implicação para quase tudo, da agricultura à saúde humana. Ainda assim, são seres pouquíssimo estudados e compreendidos. Apenas em 2007, por exemplo, publicou-se a classificação do reino Fungi, um dos cinco existentes na biologia.

Agora, um consórcio internacional de cientistas anunciou, na revista Science, o primeiro catálogo global de fungos que vivem na terra, resultado de um trabalho que coletou 15 mil amostras do solo de 356 ecossistemas dos cinco continentes. Entre outras coisas, os pesquisadores queriam descobrir o que impulsiona a biodiversidade dos fungos, quais fatores e regiões estimulam mais a riqueza e a variedade desses seres. ;O reino Fungi é um dos grupos mais diversos de organismos no planeta, parte importante do ciclo de carbono, da nutrição das plantas e da patologia. Embora amplamente presente em todos os ecossistemas, essa distribuição não é bem documentada;, conta Leho Tedersoo, pesquisador da Universidade de Tartu, na Estônia, e principal autor do estudo.

David Wardle, professor de ecologia de plantas e solos da mesma instituição, observa que a maior parte do trabalho no campo da distribuição da biodiversidade foca em seres que podem ser facilmente contados, como pássaros, borboletas, répteis e plantas. ;Muitos fungos são microscópicos e ficam debaixo da terra;, lembra. Contudo, avanços nas técnicas moleculares de análise de solo estão mudando essa realidade. Foi graças aos métodos mais apurados que a equipe liderada por Tedersoo conseguiu sequenciar o DNA dos fungos coletados para a pesquisa.



Os resultados mostraram que o principal fator relacionado à biodiversidade dos organismos que vivem no solo é a taxa de precipitação anual. Quanto mais chuva, maior a riqueza de fungos em um ecossistema. Propriedades do solo, como nível de acidez e concentração de cálcio, também são determinantes. ;Os principais grupos de fungos funcionais estão bem distribuídos pelos grandes biomas da Terra e cada um deles é favorecido mais por uma característica do que por outras. Por exemplo, fungos que se associam a raízes dependem muito da riqueza de espécies de plantas da região e do pH alto do solo. Os saprófitas, que se alimentam de matéria orgânica, estão relacionados positivamente ao nível de chuvas. Enquanto isso, os fungos patógenos precisam de um ambiente rico em nitrogênio;, exemplifica Wardle.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação