Ciência e Saúde

Robô Curiosity encontra evidências de que água existiu em Marte

O dado aumenta a probabilidade de o planeta ter fornecido condições de abrigar organismos vivos no passado

postado em 10/12/2014 10:36
O dado aumenta a probabilidade de o planeta ter fornecido condições de abrigar organismos vivos no passado

A Terra continua sendo o único planeta onde certamente surgiu vida. Mas, a cada dia, crescem as chances de que seja possível afirmar o mesmo sobre Marte. O robô Curiosity, enviado ao Planeta Vermelho pela agência espacial dos Estados Unidos (Nasa), forneceu evidências mais fortes de que o vizinho já reuniu condições de abrigar seres vivos. Ainda não é a prova de que organismos habitaram o planeta, mas pelo menos duas das três condições para que isso pudesse acontecer já existiram no passado, afirmam os pesquisadores envolvidos na missão exploratória.

A primeira dessas condições é a existência de água. E os cientistas já haviam descoberto que, no passado, rios e lagos corriam no subterrâneo do planeta, como mostraram diferentes estudos divulgados desde que o Curiosity começou a fotografar e colher amostras do solo marciano. Para gerar vida, no entanto, é preciso muito tempo. Ou seja, a água deve existir e permanecer no local por milhares de anos, dando chances para que o restante da natureza faça sua parte.

Pois esse tempo existiu, apontam os novos indícios revelados esta semana. Segundo os especialistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que coordena o projeto Curiosity, a Cratera Gale, escolhida como local de pouso o laboratório-robô, já foi um imenso lago, que existiu por tempo suficiente para o surgimento da vida. A evidência veio das análises do Monte Sharp, que circunda a cratera e aonde o veículo explorador chegou em setembro passado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação