Ciência e Saúde

Rússia testa com sucesso o lançamento da versão pesada do foguete Angara

A nova geração de foguetes, que substituirá o sistema Proton, é o primeiro sistema de transporte espacial desenvolvido pela Rússia desde o fim da União Soviética

Agência France-Presse
postado em 23/12/2014 08:22
A Rússia concluiu com sucesso nesta terça-feira o teste de lançamento da versão pesada de sua nova geração de foguetes Angara, com a qual tenta reativar a estratégica indústria especial, com o objetivo de desenvolver missões tripuladas, além de reforçar as capacidades de defesa.

O modelo Angara A5 foi lançado da base de Plessetsk (norte) às 5h57 GMT (3h57 de Brasília), uma operação que foi supervisionada por videoconferência pelo presidente russo, Vladimir Putin, informou o ministério da Defesa.

A nova geração de foguetes, que substituirá o sistema Proton, é o primeiro sistema de transporte espacial desenvolvido pela Rússia desde o fim da União Soviética.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Em julho, os técnicos russos conseguiram lançar a versão leve do Angara.

"Estão destinados ao escudo antimísseis, à pesquisa, à navegação, às telecomunicações e às transmissões. Estamos assim reforçando de maneira séria o sistema de segurança da Rússia", afirmou Putin.

O programa espacial russo é reconhecido por ter enviado o primeiro homem ao espaço em 1961 e continua sendo objeto de orgulho nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação