Ciência e Saúde

Pesquisadora transforma óleos de frutas brasileiras em matérias-primas

Para sua tese, Speranza realizou duas misturas: óleo de buriti com gordura de murumuru, e óleo de patauá com estearina de palma

Vilhena Soares
postado em 27/12/2014 07:02
O buriti, encontrado na Amazônia e em outras regiões do país, foi um dos frutos que tiveram o óleo potencializado

Por conterem uma série de substâncias benéficas ao organismo humano, muitos frutos da Amazônia são utilizados não só na alimentação, mas também nas áreas médica e cosmética. Buscando ressaltar ainda mais os efeitos positivos desses produtos, uma pesquisadora brasileira vem se dedicando a criar, a partir de óleos dos vegetais, fórmulas capazes de combater diferentes micro-organismos nocivos ao homem. Para a especialista, essas receitas podem se tornar matéria-prima para diversos produtos na indústria brasileira.

[SAIBAMAIS]A estratégia adotada por Paula Speranza, pesquisadora de pós-doutorado em engenharia de alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), começa com a união das propriedades de diferentes frutos. ;Usamos dois óleos, que, ao se fundirem, criam uma mistura que possui mais qualidade, um produto melhor em propriedades fisioquímicas;, explica a especialista.

Para sua tese, Speranza realizou duas misturas: óleo de buriti com gordura de murumuru, e óleo de patauá com estearina de palma. Os líquidos que foram fornecidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) ainda tiveram propriedades e características físicas modificadas com enzimas produzidas pela pesquisadora, por meio de um processo chamado de interesterificação enzimática. ;O mais difícil desse processo é criar enzimas que consigam fazer essa modificação. Essa técnica já é antiga, mas as enzimas são novas e não é fácil criá-las de forma que atuem na fermentação (dos compostos);, esclarece.

Esses componentes são fundamentais para iniciar as reações químicas que levam à modificação biotecnológica dos óleos, ampliando as propriedades antimicrobianas. ;Nós utilizamos a mistura dos óleos em emulsões e conseguimos observar um efeito bactericida contra diversos patógenos, como Bacillus cereus (bactéria que vive no solo) e Escherichia coli (bactéria que habita o intestino), algo que não conseguimos com os óleos não modificados;, destaca a autora.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação