Ciência e Saúde

Estudo: data de nascimento de uma pessoa pode revelar o temperamento dela

Pesquisa da universidade da Hungria relaciona a época de nascimento de um indivíduo com características do temperamento e a chance de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, como a depressão

Isabela de Oliveira
postado em 20/01/2015 06:12
Pesquisa da universidade da Hungria relaciona a época de nascimento de um indivíduo com características do temperamento e a chance de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, como a depressão

A estação do ano em que uma pessoa nasce revela muito sobre como será o temperamento dela ao longo da vida. Embora a relação pareça ter saído de um guia astrológico, é pura ciência, indica pesquisa da Universidade de Semmelweiss, na Hungria. De acordo com o trabalho, apresentando recentemente no Congresso da Academia Europeia, em Berlim, indivíduos nascidos em determinadas épocas podem ter chance maior de desenvolver comportamentos ligados a transtornos do humor.

A data de nascimento já era considerada um elemento importante na avaliação da personalidade e na aquisição de doenças na época pré-científica, deixando, dos oráculos tribais até hoje, um vasto material de estudo. Para a ciência, não são a tendência ao ciúme, o ímpeto agressivo ou a sensualidade que entram no escopo de estudo. Entretanto, a capacidade intelectual, os distúrbios neuropsiquiátricos ; esquizofrenia e alta depressão, por exemplo ; , a epilepsia e os tumores cerebrais são condições que podem ser influenciadas pelo dia do parto.

Os estudos científicos sobre o tema fazem associação dessas doenças com diferenças ambientais das estações, que são ligadas a uma rede complexa de influências, especialmente em regiões de altas atitudes, em que a temperatura, a pressão e a incidência de luz são bem marcadas. Tudo isso, diz Xenia Gonda, pesquisadora-sênior do novo trabalho, reflete em algumas tendências comportamentais. Somam-se a esses fatores a qualidade nutricional na infância, as infecções, o estresse e o estilo de vida.

;Alguns estudos antigos, que já foram publicados e até replicados, indicavam que crianças nascidas no inverno tinham mais chances de ter esquizofrenia ou autismo;, pontua Thiago Blanco, psiquiatra do Hospital de Base do Distrito Federal e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, afirmando que não há ainda nenhuma evidência consistente para os transtornos de humor.

;Em nosso estudo, encontramos uma associação significativa entre a estação de nascimento e quatro dos cinco temperamentos afetivos. O hipertímico (alteração entre muita inibição e muita exaltação) era mais comum entre os nascidos no outono e na primavera. Já o ciclotímico (marcado por variações de humor recorrentes) parece ser mais frequente entre os que nascem no verão em relação aos que fazem aniversários no universo;, contou Gonda ao Correio. Segundo os resultados, o temperamento irritável era menos comum entre os nascidos no inverno em comparação aos das outras três estações.

O temperamento depressivo, por outro lado, apresentou-se menos frequente em nascidos no outono. Apenas no caso do comportamento ansioso, os pesquisadores não encontraram relação com o mês do nascimento. ;Alguns padrões muito interessantes e clinicamente relevantes podem ser identificados nos nossos resultados. Considerando os dois temperamentos básicos, o depressivo e o hipertímico, há indícios de que o primeiro é mais comum no verão. O outro acomete mais os nascidos na primavera e no outono;, completa Gonda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação