Ciência e Saúde

Quilos perdidos durante o emagrecimento são expelidos pela respiração

Cientistas da Austrália descobrem que mais de 80% dos quilos queimados são transformados em ar

Isabela de Oliveira
postado em 24/01/2015 08:01
Os quilinhos a mais queimados com dieta e exercício físico têm um destino inusitado. Viram ar, segundo pesquisadores da Austrália. Em estudo divulgado na revista British Medical Journal, eles detalham como a gordura corporal é expelida pela respiração. Apesar da aparente facilidade no processo, alertam que a matemática não é tão simples: precisa-se inspirar e expirar muito ; e intensamente ; para afinar a silhueta.

;A maioria das pessoas acredita que a gordura é convertida em energia ou calor, o que viola a lei da conservação de massa. Nós suspeitávamos que esse equívoco fosse causado pelo mantra ;energia entra, energia sai;;, explica Ruben Meerman, da Universidade de New South Wales, principal autor do estudo.

[SAIBAMAIS]Meerman explica que os humanos têm uma gordura no sangue, chamada triglicerídeo, formada por três tipos de átomos: carbono, hidrogênio e oxigênio. Emagrecer requer que essas moléculas sejam desintegradas durante o processo de oxidação. Ao percorrer o caminho que cada átomo faz para sair do corpo, a equipe de cientistas descobriu que, quando 10kg de gordura são oxidadas, 8,4kg deixam o corpo pelos pulmões como dióxido de carbono (CO2). O restante vira 1,6kg de água.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

A análise indica que esse processo metabólico requer uma quantidade de oxigênio que pesa quase três vezes mais do que a gordura queimada. Por exemplo, para oxidar completamente 10kg de gordura, a pessoa deve inalar 29kg de oxigênio e produzir 28kg de CO2, além de 11kg de água. Nada dessa bioquímica é nova para os especialistas, dizem os autores do estudo. Os cálculos, entretanto, são inéditos. ;As quantidades fazem todo o sentido, mas fomos surpreendidos com os números;, diz Meerman.

Conforme a nova matemática, uma pessoa que pesa 70kg expira em torno de 200ml de CO2 em 12 respirações. Então, apenas ao expirar 17,28 vezes por dia é possível queimar cerca de 200g de carbono, um terço da perda de peso que acontece durante oito horas de sono. Diante disso, é natural se perguntar por que ninguém emagrece enquanto respira assistindo à tevê ou navegando na internet. Meerman dá uma resposta conhecida: nada é tão simples quando se fala em biologia.

Exercite-se


Para manter o peso, é preciso comer menos do que a gordura exalada pela respiração. Portanto, aconselha Meerman, se um indivíduo quiser emagrecer, não pode evitar os exercícios. Correr durante uma hora por dia, por exemplo, ajuda a remover um adicional de 40g de carbono, elevando a perda total de gordura em 20%.

;Às vezes, da forma como é dito, há a impressão de que, quando expiramos, o ar que sai já é a gordura queimada. Mas não é tão rápido assim. No momento em que fazemos atividade física, precisamos que a gordura seja queimada, se transforme em energia e, no fim desse processo, em CO2 que será expirado. Não se trata de um processo direto de queima e transformação;, esclarece Myrna Campagnoli, endocrinologista do laboratório Exame e não integrante do estudo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação