Ciência e Saúde

Especialistas descobrem pistas sobre a origem dos macacos sul-americanos

Um estudo publicado na revista Nature descreve a descoberta de novos primatas encontrados na Amazônia peruana

postado em 05/02/2015 08:54
Reconstituição de espécie que viveu há 65 milhões de anosA origem dos plarritinos, também conhecidos como macacos do Novo Mundo, é motivo de debate entre cientistas. Não existe consenso sobre quando e onde surgiram os ancestrais de micos, saguis e bugios, entre outros primatas que fazem parte desse grupo, habitante das Américas do Sul e Central. Até agora, os fósseis mais antigos encontrados no continente americano haviam sido escavados na Bolívia, datando de 26 milhões de anos. Nessa época, chamada Oligoceno Tardio, a maioria dos mamíferos primitivos foi extinta, dando lugar aos antecessores dos animais modernos.

Um estudo publicado na revista Nature, contudo, descreve a descoberta de novos primatas encontrados na Amazônia peruana, bem mais antigos que isso. Pesquisadores argentinos e americanos localizaram três molares, sendo dois completos, em Santa Rosa ; município na fronteira com a brasileira Tabatinga. A datação indicou que os fósseis têm, ao menos, 36 milhões de anos, antecipando em 10 mil séculos a presença desses animais nas Américas.



A análise morfológica dos dentes surpreendeu a equipe liderada por Kenneth Campbell Jr., pesquisador do Museu de História Natural de Los Angeles. Eles lembram vagamente a dentição dos pequenos Callitrichidae, família na qual se inserem os atuais macacos do Novo Mundo. Mas são muito mais semelhantes aos dos antropoides africanos. Para os autores, não restam dúvidas: os primatas do Novo Mundo são descendentes de macacos que atravessaram a África e alcançaram as Américas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação