Pesquisadores descobrem que mineral pode ajudar na proteção dos dentes

Segundo o estudo, o ferro presente nos dentes dos castores age como um escudo de impactos físicos e químicos na boca

postado em 17/02/2015 07:00
Os castores são conhecidos pela dentição forte. Essa famosa característica pode ajudar a prevenir o maior problema de saúde bucal dos humanos: a cárie. Segundo pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, o ferro presente nos dentes desses roedores age como um escudo de impactos físicos e químicos na boca. Os detalhes do trabalho foram divulgados na última edição da revista Science e sinalizam para o desenvolvimento de estratégias de proteção ao esmalte do dente humano parecidas com o uso do flúor.

[SAIBAMAIS]A pesquisa partiu da suspeita de que alguns elementos químicos podem ser benéficos para a proteção bucal. ;Trabalhos anteriores indicam que esmaltes pigmentados (com mais minerais), que contêm doses elevadas de concentração de ferro, desempenham um papel importante, mas isso ainda não havia sido estudado com profundidade;, explica ao Correio Derk Joester, professor do curso de ciência dos materiais e engenharia da Universidade de Northwestern.

Para detalhar a composição dos esmaltes pigmentados, os cientistas analisaram dentes de ratos, coelhos e castores, utilizando a técnica de microscopia de resolução atômica. Os resultados indicaram que os dois primeiros animais têm magnésio nos dentes. ;Os dentes humanos também são conhecidos por serem constituídos pelo magnésio. Acreditamos que o nosso esmalte é muito semelhante ao desses roedores, mas isso ainda não foi provado;, complementa Joester.

Já os castores têm a pigmentação de ferro, que deixa, inclusive, essas estruturas ósseas amareladas. Testes com ácidos indicaram que a camada desse mineral faz uma grande diferença na proteção dos dentes. ;Nós olhamos para a superfície do esmalte após o condicionamento com ácido e detectamos diferenças significativas entre o normal e o pigmentado. O esmalte regular dissolve-se mais rápido. No outro, esse processo demora a ocorrer;, detalha o professor.