Gigantesco buraco negro no universo intriga astrônomos australianos

A massa deste buraco negro é 12 bilhões de vezes maior que a do sol

Agência France-Presse
postado em 25/02/2015 20:50
Os astrônomos anunciaram nesta quarta-feira (25/2) a descoberta de um "descomunal" buraco negro, muito antigo, que desafia as teorias atuais sobre como estes objetos astronômicos se desenvolveram nos primórdios do universo.

Um buraco negro é um objeto astronômico invisível, com gravidade tão forte que nenhuma partícula, nem mesmo a luz, consegue escapar de sua força de atração.

A massa deste buraco negro, situado no centro de um quasar (objeto ultraluminoso), é 12 bilhões de vezes maior que a do sol, afirmaram astrônomos na revista britânica Nature.

Este buraco negro formou-se há 900 milhões de anos, depois do Big Bang, que deu origem ao universo há 13,7 bilhões de anos.

"A formação de um buraco negro é tão grande, tão rápido, é difícil de interpretar com as teorias atuais", destacou em um comunicado um dos autores do estudo, o pesquisador da Universidade Nacional da Austrália, Fuyan Bian.