Ciência e Saúde

Pesquisa americana indica que teste de esteira prediz risco de morte

O exercício mostra as chances de uma pessoa morrer em 10 anos por problemas cardiovasculares

postado em 03/03/2015 06:10

Segundo o estudo, os reprovados no exame têm 38% de risco de morrer em 10 anos. Os aprovados, 2%O resultado de um teste de esforço pode indicar mais que a boa forma física no momento do exame. Depois de analisar dados de 58 mil pacientes, cardiologistas do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluíram que é possível predizer o risco de uma pessoa morrer nos próximos 10 anos por problemas no coração tendo como base o desempenho dela na esteira. Os médicos desenvolveram uma fórmula que leva em consideração a habilidade de se exercitar no equipamento a uma velocidade e uma inclinação crescentes.

Os pesquisadores constataram que, descontada qualquer outra variável, a forma física ruim eleva consideravelmente o risco de óbito em uma década. Pessoas que se saíram muito mal apresentaram risco de 38% de morrer em 10 anos, um percentual que caiu para 2% no caso das que tiveram desempenho excelente. O novo algoritmo foi descrito na edição de ontem da revista Mayo Clinic Proceedings, da Clínica Mayo, e é o primeiro sistema a medir o risco de morte em curto prazo não apenas entre pacientes cardíacos, mas em relação à população em geral. Além disso, o escore independe de exames como eletrocardiograma, geralmente indicados para verificar a saúde do coração.

;A noção de que estar em boa forma física prenuncia um baixo risco de morte não é, de forma alguma, novo, mas queríamos quantificar esse risco precisamente por idade, gênero e nível de aptidão física. Fizemos isso com uma simples equação que não requer outros testes além do exame de esforço;, disse Haitham Ahmed, cardiologista da Universidade de Medicina de Johns Hopkins e principal autor do estudo. Além de idade e gênero, a fórmula considera os batimentos cardíacos alcançados durante o exercício intenso e a habilidade de tolerar o esforço físico, medido pelos chamados equivalentes metabólicos, ou METs, uma indicação de quanta energia o corpo gasta durante o exercício.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação