Ciência e Saúde

Equipamento da Nasa se aproximará do planeta anão na próxima sexta-feira

Cientistas esperam compreender melhor a formação da Terra e do Sistema Solar

Roberta Machado
postado em 03/03/2015 06:15

Na próxima sexta-feira, uma missão da agência espacial norte-americana, a Nasa, fará história ao alcançar o maior objeto ainda não explorado do Sistema Solar. Depois de sete anos e meio de viagem espacial, a espaçonave Dawn chegará à atmosfera do planeta anão Ceres (Leia Para saber mais), a quase 270 milhões de quilômetros da Terra. O feito também é um marco para a história da exploração do Universo por ser a primeira missão a visitar com sucesso dois destinos extraterrestres distintos ; há três anos, o mesmo equipamento se aproximou do asteroide Vesta, o qual analisou por 14 meses.

Desde dezembro, Dawn se aproxima do planetoide em uma trajetória espiral, dando voltas no objeto até entrar em sua órbita. Quando concluir a manobra, o equipamento deverá chegar a uma distância similar à que separa a Estação Espacial Internacional da Terra. Devido à distância entre a Terra e o Cinturão de Asteroides, região onde está Ceres, a chegada da espaçonave não será acompanhada em tempo real. O primeiro sinal enviado pelo equipamento deve alcançar os cientistas algumas horas depois, na tarde de sexta-feira.

A princípio, a espaçonave deve orbitar o lado escuro do planeta anão, para então se posicionar em busca de um local mais iluminado e que ofereça melhores condições de estudo. Os primeiros dados mais robustos são esperados para o próximo mês. ;Nossas estimativas vão melhorar mais e mais conforme chegarmos perto;, prevê Robert Mase, diretor da missão.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação