Ciência e Saúde

OMS quer reduzir consumo de alimentos ricos em açúcares ocultos

Agência France-Presse
postado em 04/03/2015 20:12
A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer limitar o consumo de açúcares ocultos nos produtos alimentícios, como o ketchup e as bebidas açucaradas gaseificadas, responsáveis por inúmeros problemas de saúde, entre eles obesidade, excesso de peso e cáries.

De acordo com novas diretrizes da OMS publicadas nesta quarta-feira, os açúcares não deveriam ultrapassar 10% da ração energética diária da população e, preferencialmente, não superar 5% - tanto no caso de adultos quanto de jovens e crianças.

Dez por cento equivale a 50 gramas de açúcar, o que cabe em 12 colheres de café.

"Uma redução abaixo de 5%, isso é, 25 gramas de açúcar por dia, ou seis colheradas de café, teria vantagens adicionais para a saúde", explicou o doutor Francesco Branca, diretor do Departamento de Nutrição para Saúde e Desenvolvimento na OMS.

"Com um máximo de 5%, um estudo afirma que há zero cáries", acrescentou.

"Temos provas sérias de que limitar o consumo diário de açúcar abaixo dos 10% reduz o risco de excesso de peso, obesidade e cáries", afirmou o doutor Branca, após um estudo lançado há um ano, no qual foram analisados mais de 170 comentários de especialistas.

"Se a pessoa ingere uma tigela de cereais pela manhã, uma lata de bebida açucarada e um iogurte açucarado já superou o limite", explicou Branca, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

Para o professor Tom Sanders, especialista em Nutrição no King;s College de Londres, "o objetivo de 10% é fácil de ser alcançado, se as bebidas açucaradas forem evitadas".

No entanto, os 5% necessários para evitar as cáries é muito mais difícil de alcançar, alega, "porque isso significa que não se deve comer nenhum bolo, ou biscoitos, ou beber qualquer bebida açucarada".

As consequências dessa batalha da OMS são de grande importância.

Segundo este estudo publicado em janeiro, algumas doenças não transmissíveis, como diabetes, câncer, ou doenças cardíacas, provocam todos os anos 16 milhões de mortes prematuras no mundo. Algumas dessas doenças são resultado de hábitos ruins, como o abuso de álcool, cigarro, ou má alimentação - aquela muito rica em gorduras, ou açúcar.


Preocupação

A OMS lembrou também lembrou que grande parte dos açúcares que consumimos está oculta em alimentos que não são considerados doces.

"Um estudo aponta que, nos Estados Unidos, 80% dos alimentos vendidos nos supermercados contêm açúcares ocultos", alertou o doutor Branca.

Alguns países já reagiram ao excesso de açúcar, como o Equador, que obriga a indústria a colocar um logotipo colorido sobre os produtos alimentícios em função da quantidade de gordura ou de açúcar que contêm.

A OMS defendeu ainda uma redução das campanhas publicitárias destinadas às crianças para produtos como barras de chocolate, ou bebidas açucaradas.

Além disso, a organização recomenda que os países-membros "iniciem um diálogo com as indústrias agro-alimentícias para que reduzam os açúcares ocultos na composição de seus produtos".

O consumo de açúcares ocultos varia muito de país para país.

A América Latina é a região, onde mais se consome, com 131 gramas diários por pessoa. A África fica no outro extremo, com 30 gramas diários por pessoa.

Em alguns Estados europeus, como Hungria e Noruega, situa-se entre 7% e 8% da ração energética diária. Em outros, como Espanha e Reino Unido, chega a 16%-17%.

Entre 2003 e 2013, o consumo médio global diário e por pessoa aumentou 10%, chegando a 63 gramas, advertiu a OMS, citando dados da Organização Internacional do Açúcar (OIA).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação