Ciência e Saúde

Estudantes ingleses criam vaso sanitário gerador de energia elétrica

A tecnologia, ainda em fase de teste, pode ajudar milhares de refugiados em zonas de conflito

postado em 05/03/2015 15:30

A tecnologia, ainda em fase de teste, pode ajudar milhares de refugiados em zonas de conflito

Pesquisadores da Universidade do Oeste da Inglaterra, em Bristol, criaram um vaso sanitário capaz de gerar pequena quantia de energia elétrica. O protótipo foi instalado próximo a um bar no campus e a energia gerada por ele ilumina a cabine de banheiro. Criada em parceria com a Oxfam, organização que luta contra a pobreza e injustiça em mais de 100 países, a tecnologia surgiu com a intenção de fornecer luz para campos de refugiados em zonas de desastre.

Por não usar combustíveis fósseis, o invento é totalmente verde, além de barato. Outra vantagem é que ele reutiliza um produto que normalmente é descartável e encontrado em abundância. É possível ver o aparelho responsável pela tecnologia - ele fica embaixo da cabine, e a divisória é transparente.

Leia mais notícias em Ciência & Saúde

O vaso funciona à base de células combustíveis biológicas (ou microbianas), que utilizam bactérias para produzir a energia. Neste caso, a urina é metabolizada pelas bactérias: os micróbios se alimentam dela para o próprio crescimento e manutenção, processo químico natural. A tecnologia converte essa energia química em energia elétrica.

Esta não é a primeira vez que as células combustíveis biológicas são usadas com utilidade prática. Em 2013, cientistas da mesma universidade desenvolveram um método para carregar celulares a partir de urina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação