Ciência e Saúde

Sonda Dawn entra em órbita do menor planeta anão do Sistema Solar

Depois de ser capturada pela gravidade de Ceres às 12H39 GMT, a Dawn inicia 16 meses de exploração da superfície deste pequeno planeta a fim de estudar sua estrutura e reunir pistas que ajudem a entender melhor a formação do Sistema Solar

Agência France-Presse
postado em 06/03/2015 12:50
Washington - A sonda americana Dawn entrou nesta sexta-feira em órbita de Ceres, o menor planeta anão do Sistema Solar, e se converteu assim na primeira nave automática de exploração especial que visita este corpo celeste, confirmou a Nasa.

Depois de ser capturada pela gravidade de Ceres às 12H39 GMT, a Dawn inicia 16 meses de exploração da superfície deste pequeno planeta a fim de estudar sua estrutura e reunir pistas que ajudem a entender melhor a formação do Sistema Solar.


Os controladores da missão no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa em Pasadena, na Califórnia, receberam o sinal da sonda às 13h36 GMT.Esta é a primeira vez que uma sonda explora um planeta anão, que se encontra no cinturão de asteróides do sistema solar situado entre as órbitas de Marte e de Júpiter.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação