Ciência e Saúde

Estudo mostra que mudança na cor nos camaleões é causada por reflexo da luz

O multicolorido surge graças a minúsculos cristais presentes no couro desses animais

Vilhena Soares
postado em 11/03/2015 06:20

Quando querem atrair uma parceira ou amedrontar adversários, camaleões machos assumem cores mais vivas

Eles são verdadeiros mutantes, capazes de mudar completamente a cor da pele de acordo com a necessidade ; seja se camuflar para fugir de predadores, seja assumir uma aparência vistosa e, assim, conquistar uma parceira. Por terem essa habilidade tão fascinante ; e invejada ;, os camaleões há muito tempo intrigam os cientistas, interessados em desvendar esse mecanismo.

Até recentemente, a explicação mais aceita era a de que a mudança de cor se devia à dispersão ou ao acúmulo de células da pele chamadas cromatóforos. Contudo, um estudo publicado na mais recente edição da revista britânica Nature Communications mostra que esse multicolorido surge graças a minúsculos cristais presentes no couro desses pequenos répteis.

O estudo surgiu quando os autores começaram a desconfiar da validade da explicação mais conhecida. ;Percebemos que a interpretação geral não podia estar correta. De fato, os melanócitos (subtipo de cromatóforos) são células grandes, com extensões que permitem a deslocalização de grânulos de melanina. No entanto, eles não conseguem obter cores como o vermelho e o amarelo, por exemplo;, explica ao Correio Michel Milinkovitch, um dos autores do trabalho e pesquisador do Instituto de Biologia e Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Genebra, na Suíça.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação