Ciência e Saúde

Jovens que são mais desinibidos têm padrão cerebral diferente, diz pesquisa

Para os autores, o estudo dessas conexões vai ajudar a compreender por que algumas pessoas têm tendência maior a correr riscos

Bruna Sensêve
postado em 26/03/2015 06:13

Pior que a adolescência, alguns pais têm certeza, só a pré-adolescência. A rebeldia começa a aflorar, e os carinhos e a dependência da infância vão se esvaindo, para lamento da família, que ainda quer ver aquela criança serelepe pela casa. No entanto, toda essa inquietação, que deixa os adultos atordoados, pode ser a porta de entrada para pesquisadores entenderem as pessoas que se colocam com frequência em situações de risco.

De acordo com um estudo apresentado recentemente na 67; Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em Washington (EUA), nessa fase da vida, indivíduos que se mostram mais exploradores têm um processo cerebral diferente dos que buscam menos experiências. Os autores defendem que estudar essa distinção pode dizer muito sobre o ímpeto humano.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco realizaram um experimento com 62 meninas entre 11 e 13 anos de idade. Elas completaram tarefas que tinham como objetivo medir o comportamento exploratório e experimental. Foram feitos também exames cerebrais com ressonância magnética funcional. Com isso, foi possível dividi-las em dois grupos: mais exploradoras (41 delas) e não exploradoras (21).

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação