Ciência e Saúde

Foguete Soyuz decola da Guiana Francesa com dois novos satélites

O sucesso da missão, que deve durar 3h47, só será conhecido dentro de muitas horas

Agência France-Presse
postado em 27/03/2015 20:34
Um foguete Soyuz decolou nesta sexta-feira da Guiana Francesa levando a bordo dois satélites do sistema de navegação europeu Galileu, primeiro lançamento do programa após o fracasso em agosto passado - segundo uma transmissão ao vivo pela internet.

A decolagem do lançador russo Soyuz levando o sétimo (Sat-7) e oitavo (Sat-8) satélites da rede que planeja contar com 30, foi realizada às 18h46 (horário de Brasília), como era esperado.

Após a decolagem do Centro Espacial da Guiana (CSG), o voo dos três andares inferiores da Soyuz vai levar nove minutos. Em seguida, Fregat, o quarto andar, se separará do resto do foguete e ligará seu motor, levando consigo os dois satélites fabricados pela empresa alemã OHB.

Ele deve colocá-los em uma órbita circular a uma altitude de 23.522 km. Em seguida, Sat-7 e Sat-8 descerão um pouco para se posicionarem em órbita operacional a 23.222 km.

Planejada no início dos anos 2000, o Galileu visa tornar a Europa independente do GPS (Sistema de Posicionamento Global) norte-americano que presta várias serviços de estrada, marítimo, etc. Mas ao longo dos anos o programa tem acumulado atrasos por várias razões e os custos tornaram-se altos.

Em 22 de agosto, o sistema sofreu um grande revés quando o Fregat colocou numa órbita errada dois satélites, Sat-5 e Sat-6.

A razão do o problema foi identificada e ações corretivas foram feitas pela fabricante russa do Fregat.

"Este lançamento tem um tom diferente porque vem depois de uma falha. Mas além da emoção, espero que marque o início da fase de implantação completa do Galileu", afirmou Didier Faivre, diretor do programa Galileu na Agência Espacial Europeia (ESA), poucas horas antes do lançamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação