Ciência e Saúde

Fóssil de titanossauro é transportado até a UnB, onde será estudado

Existe a possibilidade de o animal representar uma espécie até agora desconhecida

postado em 07/04/2015 06:18

[FOTO433429]

Há um gigante entre nós. A Universidade de Brasília (UnB) começa neste mês o trabalho de preparação do fóssil de um titanossauro, considerado um dos maiores e mais completos já encontrados no Brasil. A ossada do réptil herbívoro ; que viveu há cerca de 70 milhões de anos e pode ter pesado 10 toneladas ; foi descoberta em Marília (SP), e os blocos petrificados foram transportados até o câmpus de Planaltina da UnB.

;A etapa de preparação vai levar, em média, cinco anos. A partir de agora, toda a rocha em volta dos ossos vai ser retirada para que vejamos o estado deles e como eles estão articulados;, explica o professor Rodrigo Santucci, responsável pela pesquisa. De acordo com ele, é nessa etapa que as maiores descobertas sobre o animal podem ser feitas ; há a possibilidade, inclusive, de a equipe estar diante de uma nova espécie. ;Até agora, só sabemos que ele é do grupo dos titanossauros. Ainda não há como confirmar se ele é conhecido ou novo;, afirma.

O fóssil foi descoberto em 2009 pelo paleontólogo William Nava, que entrou em contato com Santucci. Após conseguir o financiamento necessário, a escavação aconteceu entre 2011 e 2012. A ideia inicial dos especialistas era realizar a fase seguinte do trabalho no município paulista mesmo, devido às dificuldades logísticas ; o transporte de uma ossada tão grande nunca havia sido feito no Brasil. ;O bloco maior tem 10 toneladas. ;Porém, a equipe em Marília era pequena, e seria mais caro enviar nossos pesquisadores periodicamente até lá;, conta Santucci.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação