Ciência e Saúde

Ministro pedirá à Anvisa autorização para testes da vacina contra dengue

O Butantan, responsável por desenvolvimento do estudo, pode disponibilizar 13 mil doses da vacina para os testes

postado em 17/04/2015 16:32
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, disse hoje (17/4) após encontro com pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, que deve conversar pessoalmente com os responsáveis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para agilizar autorização para que o instituto antecipe a terceira fase de testes clínicos da vacina contra dengue. A Secretaria Estadual de Saúde anunciou em 25 de março que pediria antecipação.

;Ao chegar em Brasília na segunda-feira (20/4), vou procurar o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pedir a ele as explicações e ponderações que devem ser levadas em conta para que a população possa ser beneficiada das providências que precisam ser tomadas,; disse.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Butantan, responsável pelas pesquisas poderá disponibilizar imediatamente 13 mil doses da vacina para o estudo antecipado, que será feito em ambiente controlado e aprovado pelas autoridades éticas e sanitárias. Serão imunizados voluntários em locais de alta incidência da doença. A pesquisa é feita em parceria com a Universidade de São Paulo, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e com o Instituto Adolfo Lutz.

Leia mais notícias em Ciência & Saúde

O secretário David Uip ressaltou no dia 25 de março, que a vacina está sendo estudada há sete anos e que uma das vantagens é a dose única, que facilita a adesão. Além disso, destacou que os testes feitos na segunda fase demonstraram segurança, causando como efeito colateral apenas vermelhidão.

Durante o encontro, o ministro informou ainda que o ministério está fazendo análise para detectar quais os maiores entraves burocráticos que atrapalham as atividades científicas e pesquisa no país. ;Pedi que cada secretaria entre em contato com as instituições de pesquisa e identifique os obstáculos. Minha ideia é que tenhamos um prazo de 60 a 90 dias para elaborar um relatório, e a partir daí, pedir as providências necessárias.;

Rebelo participou da entrega do Prêmio Fundação Butantan aos pesquisadores da instituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação