Ciência e Saúde

Estudo mostra que mulheres em período fértil buscam novas marcas em compras

O resultado, acreditam os autores, pode ser útil para as empresas que buscam uma chance de convencer as consumidoras a experimentar uma nova marca

Vilhena Soares
postado em 28/04/2015 06:14

O resultado, acreditam os autores, pode ser útil para as empresas que buscam uma chance de convencer as consumidoras a experimentar uma nova marcaHá dias em que, ao entrar em um shopping, a leitora sente um desejo acima do normal por novidades? Momentos em que a loja preferida de sapatos ou a marca de cosméticos mais usada parecem não ser suficientes e, talvez, fosse bom experimentar outras opções? Se sim, pode ser efeito do seu ciclo de fertilidade, aponta pesquisa feita nos Estados Unidos. Segundo o estudo, realizado na Universidade do Texas e publicado no Journal of Consumer Research, no período fértil as mulheres sentem a necessidade de ter à disposição mais opções de produtos quando vão às compras. O resultado, acreditam os autores, pode ser útil para as empresas que buscam uma chance de convencer as consumidoras a experimentar uma nova marca.

Coautora do trabalho, Kristina Durante, professora de marketing da universidade americana, conta ao Correio que a pesquisa partiu de outros estudos que relacionaram a fase da ovulação a mudanças no padrão de escolhas de parceiros. ;Trabalhos anteriores mostraram que, nesse período, as mulheres tornam-se sexualmente mais atraídas por homens dominantes, até mesmo homens que não são seus parceiros. Isso sugere que, perto da ovulação, elas estão abertas à novidade e a uma maior variedade nos homens. Essa abertura para opções alternativas aumenta a probabilidade de encontrar o melhor parceiro sexual possível;, afirma.

A cientista explica que isso não significa que, na ovulação, as mulheres se tornem receptivas a vários parceiros. ;Na verdade, elas ficam muito mais exigentes na escolha desse parceiro sexual quando estão férteis;, ressalta. É a exigência que faz com que mais opções sejam desejáveis. Quem quer ;o melhor; prefere contar com um amplo leque de opções. O que Durante e colegas fizeram, então, foi investigar se um efeito parecido poderia acontecer em outras áreas de escolha, como as compras.

Para testar a hipótese, o grupo realizou um estudo com 553 mulheres americanas que tinham entre 18 e 40 anos, não estavam grávidas e não tomavam contraceptivos hormonais. Por meio de formulários com perguntas direcionadas ao comportamento das participantes, os pesquisadores constataram que a fase fértil realmente desperta um desejo de variedade na hora de consumir. ;De fato, as mulheres não têm apenas o desejo por mais opções em homens, elas querem avaliar e experimentar mais opções em barras de chocolate, cosméticos, sapatos e restaurantes também;, diz Durante.

Um dado curioso, porém, é que, quando as voluntárias eram estimuladas a pensar em seus companheiros românticos, a vontade por experimentar mais variedades de produtos diminuía. ;Quando se imaginavam em um relacionamento amoroso com um parceiro desejável ou quando eram casadas e pensavam em seus maridos, a busca por variedade perto da ovulação já não era a mesma;, acrescenta a especialista.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação