Estudo mostra que cérebro de insetos tem neurônios com localização espacial

A descoberta ajudará a entender melhor a evolução e o funcionamento da mente humana

Roberta Machado
postado em 14/05/2015 06:13
Ocasionalmente, elas podem dar de cara com uma janela ou ficar distraídas por uma lâmpada, mas as moscas não se deslocam a esmo; sabem muito bem aonde querem chegar. A descoberta é de cientistas americanos que analisaram a atividade cerebral dos insetos enquanto eles navegavam em um ambiente virtual. O experimento, descrito hoje na revista Nature, revela que o mapa mental das moscas funciona de forma muito similar ao dos humanos, calculando a posição de acordo com pontos de referência e com a direção em que elas se movem no ambiente.

Para compreender esse mecanismo, os pesquisadores fixaram os insetos pela cabeça e os colocaram sobre uma esfera móvel. Conforme eles caminhavam sobre a bola, um sistema de realidade virtual acompanhava os movimentos das moscas, como se elas estivessem andando por um cenário de verdade. Dessa forma, os cientistas podiam controlar mudanças no ambiente e ver, por meio de sensores que monitoravam a mente dos bichos, se eles buscavam se desviar dos obstáculos virtuais que porventura surgiam no caminho.

O experimento mostrou que as moscas confiam mais nas imagens que veem do que na própria noção de direção. Se o cenário virtual mudasse de direção ou se movesse em uma velocidade diferente da do inseto, o cérebro do animal tendia a corrigir o seu mapa mental de acordo com o que ele via. ;Alguns dos truques algorítmicos que o nosso cérebro usa para a navegação também podem ser usados pelas moscas, embora o cérebro delas, quase certamente, não tenha toda a complexidade dos nossos nesse quesito;, explica ao Correio Vivek Jayaraman, principal autor do trabalho e pesquisador do Howard Hughes Medical Institute, nos Estados Unidos.

Estudos feitos com gafanhotos e borboletas também já haviam mostrados que insetos formam mapas mentais de acordo com informações do ambiente. E experimentos realizados pelo Instituto de Neurobiologia da Universidade Livre de Berlim concluíram que abelhas são capazes de encontrar o caminho para a colmeia com a ajuda de referências geográficas, mesmo quando os pesquisadores tentavam enganá-las ao colocá-las num ambiente com a posição do sol modificada.

A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique.