Ciência e Saúde

Programa municipal transforma coberturas de prédios da capital sul-coreana

Projeto inclui parques repletos de flores e árvores

postado em 22/06/2015 06:00

Paisagem na cobertura do complexo Garden 5: área ocupada pelo jardim equivale à de três campos de futebol

Seul tenta provar que as metrópoles não precisam ser inimigas do verde. Na capital sul-coerana, jardins impecáveis e parques inteiros florescem nos telhados dos arranha-céus, levando cor e espontaneidade a uma das cidades mais populosas do mundo, que abriga cerca de 10 milhões de pessoas. Graças ao apoio financeiro da prefeitura, os imóveis que um dia foram sem graça estão coroados agora por canteiros de flores e árvores. Na primavera, o perfume consegue inclusive mascarar a contaminação dos automóveis.


O maior símbolo dessa iniciativa municipal é o Garden 5, um dos maiores telhados vegetais da Ásia, localizado sobre quatro edifícios de 10 andares unidos por passarelas aéreas. A extensão desse ;jardim do Éden;, como os sul-coreanos gostam de chamá-lo, equivale a três campos de futebol. Outra iniciativa que merece destaque é a da empresa Inter-M Corp, fabricante de tecnologia de som, que transformou o terraço de seu edifício cinza de sete andares em um imenso jardim. Desde o fim de 2013, na cobertura, florescem azaleias, lírios e ervas aromáticas. A companhia recebeu apoio do governo local, que bancou metade dos 110 milhões de wons (R$ 300 mil aproximadamente) de investimento.


Bae Seung-San, porta-voz da empresa, explica que seus funcionários utilizam o jardim para relaxar, ao mesmo tempo em que o pessoal de atendimento leva os clientes até ali para impressioná-los. ;Quando temos compradores estrangeiros, organizamos coquetéis ali e colocamos música com nossas equipes;, conta. Como contrapartida do investimento municipal, durante os primeiros cinco anos, o público deve poder ter acesso livre aos jardins, devidamente cuidados.


Desde o lançamento do programa, em 2002, as autoridades locais destinaram mais de 6 bilhões de wons (cerca de R$ 160 milhões) aos telhados de mais de 650 imóveis de toda a cidade. ;Precisamos de muito mais verde, mas não contamos com o orçamento a fim de comprar os terrenos requeridos para criar parques urbanos;, justifica Bang Seong-weon, responsável pelo programa Telhados Verdes. A densidade populacional de Seul é quase o dobro da de Nova York e oito vezes maior do que a de Roma.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação