Ciência e Saúde

Vênus e Júpiter "se encontram" no céu nesta terça-feira

O fenômeno deve durar até o mês de julho, de acordo com o Observatório Nacional

postado em 30/06/2015 13:08
Desde o início do mês de junho, é possível ver os planetas Vênus e Júpiter se aproximando no céu. O fenômeno ocorre porque os planetas estão "convergindo" e terá o seu ápice nesta terça-feira (30/6). Isso não significa que os planetas estão se aproximando de fato, apenas a forma como ambos são vistos da perspectiva da Terra é que muda.

Melhor horário de observação
De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o fenômeno poderá ser visto durante o pôr do sol. Neste momento, será preciso olhar para o oeste. A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, confirma que o melhor horário para ver os planetas é no pôr-do-sol. ;Entre o início do crepúsculo, às 18h, até as 20h, será o melhor horário para observar;, diz.

A pesquisadora explica que o fenômeno se dá pela troca de posições dos planetas no horizonte. ;O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr-do-sol e mais acima Júpiter. Nos dias que se seguem após a máxima aproximação, Júpiter é que estará mais perto do horizonte e Vênus mais acima;, detalha.



O Observatório Nacional também informa que o fenômeno deve durar até o mês de julho. Porém, a configuração do céu deve mudar. ;Aproveite para ver Vênus e Júpiter juntos agora porque em agosto isso não será mais possível;, diz Josina. De acordo com informações do órgão, o encontro entre Vênus e Júpiter acontece, em média, a cada dois anos.

Calendário astronômico 2015
Para quem gosta de olhar para o céu e estudar o que está além do planeta Terra, o ano de 2015 promete algumas atrações. Para você não perder nenhum lance do que vai acontecer, o Portal EBC preparou um calendário astronômico do ano de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação