Ciência e Saúde

Telescópio detecta sinal de galáxia emitido há 5 bilhões de anos

Segundo o comunicado de cientistas na Austrália, a descoberta da galáxia será anunciada nesta segunda-feira, no Reino Unido.

postado em 06/07/2015 10:35
Um telescópio australiano detectou sinal emitido pela galáxia PKS B1740-517, perto da constelação de Ara, lançado há 5 bilhões de anos, informaram nesta segunda-feira (6/7) fontes científicas da Austrália. A galáxia foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder, da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (Csiro), no Observatório Radioastronômico Murchison, a 790 quilômetros da cidade de Perth.

Em comunicado, a Csiro informou que a descoberta permitirá conhecer um período pouco estudado da história do universo. A equipe liderada por James Allison utilizou uma técnica especial para detectar uma mudança nas ondas de rádio procedentes do centro da galáxia B1740-517. A emissão de rádio com 5 bilhões de anos estava ;gravada; em gás de hidrogênio e viajava em direção à Terra, que é pelo menos 500 anos mais jovem que essa galáxia.



Allison explicou que muitos observatórios não puderam captar este sinal, quase imperceptível, ;porque estava escondido no fundo do som de rádio;. No entanto, o silêncio radioeletrônico do observatório permitiu que o sinal fosse captado ;claramente;. Segundo o comunicado, a descoberta da galáxia será anunciada nesta segunda-feira, no Reino Unido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação