Ciência e Saúde

Estudo indica que prática da meditação reduz vontade de fumar

Vilhena Soares
postado em 31/07/2015 06:05

Com ajuda da meditação, Luis Filipe parou de fumar e sentiu outros benefícios, como maior concentração

Capacidade de concentração, bom equilíbrio e calma. A meditação traz muitas vantagens para quem a pratica, e agora especialistas acabam de acrescentar mais um item à lista de benefícios: força de vontade para largar o fumo. Experimento realizado nos Estados Unidos mostrou que o autocontrole obtido por meio da prática milenar ajuda tabagistas a diminuírem a quantidade de cigarros consumida. A equipe responsável pelo trabalho, publicado na última edição da revista Trends in Cognitive Sciences, acredita que a atividade pode auxiliar na batalha de quem já tentou largar o tabaco diversas vezes sem sucesso.

De acordo com os pesquisadores, parar de fumar é uma tarefa que exige mais do que aquela vontade inicial. ;Contar apenas com a intenção não garante o sucesso. Fumantes sem determinação permanente muitas vezes falham no tratamento. Embora vários tentem diversas vezes a cada ano, as estatísticas mostram que mais de 90% dos tabagistas ainda não conseguiram abandonar o hábito;, afirma Yi-Yuan Tang, professor do Departamento de Ciências Psicológicas da Universidade do Texas e coautor do estudo.

Por isso, os pesquisadores resolveram investigar estratégias mais eficazes. Com base em trabalhos de neuroimagem recentes, que mostraram menor atividade nas regiões do cérebro associadas com o autocontrole em fumantes, o grupo realizou um experimento com 60 alunos de graduação da Universidade do Oregon, sendo 27 fumantes e 33 não fumantes. Metade dos voluntários recebeu treinamento em uma técnica de meditação chamada mindfulness, e a outra aprendeu exercícios de relaxamento muscular. No começo e no fim do programa, que durou duas semanas e incluiu 10 sessões de 30 minutos das atividades, os participantes tiveram os cérebros analisados, preencheram relatórios sobre sua rotina e foram examinados sobre a quantidade de monóxido de carbono, substância ligada ao hábito de fumar, presente nos pulmões.

Entre os fumantes que tinham praticado a meditação, os cientistas notaram algo curioso. Quando perguntados se tinham diminuído o número de cigarros consumidos, esses voluntários disseram que não. Porém, ao serem questionados quantas unidades ainda restavam no maço que traziam consigo, todos acharam que havia menos cigarros do que de fato havia; ou seja, eles tinham fumado menos do que imaginavam. Além disso, a medição da quantidade de monóxido de carbono nos pulmões desses indivíduos estava 60% menor do que no começo do experimento.

Para os pesquisadores, sem perceber, os tabagistas reduziram o consumo de cigarros, o que demonstra o potencial da meditação mindfulness com uma estratégia complementar eficiente para combater o vício. ;Visar circuitos neurobiológicos envolvidos no autocontrole pode ser uma abordagem promissora para o tratamento de dependências. A meditação tem mostrado melhorar esse ponto, portanto, ela pode amenizar o deficit de autocontrole em fumantes;, destaca Tang.

Auxílio necessário
O que os pesquisadores concluíram com o estudo já foi percebido na prática por Luis Filipe Franco, empresário de 26 anos. Ele experimentou o cigarro durante a adolescência e, com o tempo, foi aumentando a quantidade consumida, até que notou a dificuldade de ficar sem o tabaco. Ao perceber que largar de vez o hábito não era fácil, Franco decidiu buscar ajuda na meditação. ;Comecei a praticar essa atividade em grupo e a fui introduzindo ao meu dia a dia. Com o tempo, notei que desenvolvi uma consciência melhor, passei a me concentrar mais e até a dirigir melhor. E consegui largar o cigarro completamente;, conta.

Ele destaca que a prática foi essencial para se livrar do vício, e recomenda a mesma estratégia para quem passa pelo mesmo problema. ;Hoje, não fumo mais e continuo com a meditação. Já faz dois anos. Acho que é altamente recomendável para quem quer parar de fumar e ainda não conseguiu, e até para outras atividades na vida. É uma maneira de conseguir foco e não se perder nos pensamentos;, frisa.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação