Sequenciamento do polvo mostra que DNA do animal traz traços de vertebrados

Isso pode explicar sua inteligência superior à da maioria dos moluscos

Humberto Rezende
postado em 13/08/2015 07:06
Polvo-da-califórnia, espécie que teve o genoma decifrado: sistema nervoso complexo garante coordenação extremamente eficiente de oito braços
Ele é um ser bastante esquisito. Como não bastasse ser molenga, contar com enormes olhos e mover oito braços de maneira veloz e coordenada, sem se enrolar, o polvo ainda consegue alterar a cor e a textura da pele e já demonstrou ter inteligência muito superior à de outros moluscos. É capaz, por exemplo, de aprender como se abre um recipiente que contém um saboroso petisco apenas pela observação. Por reunir um conjunto tão peculiar de características, o animal recebeu do zoologista britânico Martin Wells, falecido em 2009, a alcunha de ;alienígena;.

Entender como a natureza deu origem a um bicho tão especial se torna mais fácil agora, depois que um time de pesquisadores de instituições americanas e japonesas concluiu o sequenciamento genômico da espécie Octopus bimaculoides, popularmente chamada de polvo-da-califórnia. E o estudo, publicado na edição da revista Nature desta semana, parece confirmar a impressão de Wells.

;Nós encontramos muitas coisas inesperadas e surpreendentes. O genoma do polvo é único. Em termos de conteúdo, ele se parece muito com os genomas de seus parentes moluscos, como ostras ou caracóis. No entanto, há expansões de algumas famílias de genes que eram tidas como exclusivas de vertebrados;, afirma ao Correio Z. Yan Wang, estudante de neurobiologia da Universidade de Chicago e uma das pesquisadoras que assinam o artigo. ;E isso parece bastante ;alienígena;;, completa.

Esse achado pode ajudar a compreender a origem da inteligência do animal. Uma família de genes que se mostra maior é a das protocaderinas, que, especialmente em camundongos, é necessária para o desenvolvimento normal dos circuitos neurais. Há expansão também em vários genes DLG, que, também em vertebrados, parecem contribuir para a diversidade de sinapses (conexões entre neurônios). ;Nossos resultados certamente revelam muito sobre a organização complexa do sistema nervoso dos polvos. Era sabido que eles e vertebrados tinham cérebros muito grandes em relação à sua massa corporal. Porém, se os mecanismos moleculares para construir esses grandes e complexos sistemas eram semelhantes, era algo desconhecido;, prossegue Wang.