Ciência e Saúde

Estudo identifica processos cerebrais que ajudam no tratamento do Alzheimer

Vilhena Soares
postado em 20/08/2015 06:02

Muitas pessoas já passaram pela situação desconfortante de encontrar alguém na rua e não ter certeza se a conhece ou não. Essa saia justa, tão comum no dia a dia, intrigou uma equipe de pesquisadores americanos que, ao desvendar os circuitos cerebrais envolvidos no confuso processo, conseguiu não só explicá-lo melhor como também abrir caminhos para tratamentos de problemas da memória, incluindo o mal de Alzheimer.

Publicado na revista especializada Neuron, o estudo usou como modelos camundongos, animais cujo cérebro tem estrutura semelhante ao dos humanos. Como resultado, concluíram que a falha no reconhecimento de pessoas ; e também locais ; tem origem em um sistema neuronal responsável por fazer a separação entre elementos inéditos e conhecidos visualizados pelo indivíduo.

Por mais banal que possa parecer essa tarefa, ela constitui um dos maiores desafios para a mente, garantem os autores. ;Você vê um rosto familiar e diz para si mesmo: ;Eu acho que já vi essa cara, mas é alguém que eu conheci há uns cinco anos, talvez com cabelo mais fino ou óculos diferentes. Ou será alguém completamente diferente?;;, descreve James J. Knierim, professor de neurociência no Instituto Zanvyl Krieger. ;Esse é um dos maiores problemas que o nosso sistema de memória tem para resolver;, garante ao Correio o líder do trabalho.

Para decifrar como a dúvida surge, os cientistas analisaram o hipocampo dos ratos, região cerebral ligada à memória. Hipóteses anteriores apontavam duas partes dessa área como as responsáveis por esse processo: o giro denteado e a CA3. O primeiro seria responsável por identificar estímulos novos e separá-los de referências conhecidas. Já ao CA3 caberia minimizar pequenas mudanças de uma experiência anterior para que ela não seja erroneamente classificada como algo novo, um processo chamado padrão de realização. Segundo essa explicação, quando uma pessoa entra em um quarto familiar levemente redecorado, o giro denteado forma automaticamente uma nova memória do aposento e a envia para a CA3, que, então, deverá ignorar as pequenas mudanças e ajudar no reconhecimento do espaço.

A equipe de Knierim conseguiu detalhar melhor esse mecanismo implantando eletrodos no hipocampo de camundongos que, mais tarde, eram submetidos a experimentos de memória. Os animais eram colocados para correr em esteiras circulares enquanto buscavam alcançar uma prenda de chocolate granulado. Com o tempo, a textura da esteira era alterada, podendo ser uma lixa, uma superfície adesiva ou borracha. Também foram utilizados objetos distintos, conectados à pista. Por mais de 10 dias os animais repetiram as atividades, construindo mapas mentais.

Em uma etapa seguinte, os pesquisadores mudaram o sentido no qual os animais corriam e a disposição dos objetos, criando uma incompatibilidade de percepção na mente das cobaias. Com a ajuda dos eletrodos, os cientistas observaram que, mesmo quando as mudanças eram poucas, o CA3 mudava seus padrões de atividade. Isso significava que a região realmente está envolvida no processo, mas de uma maneira diferente. ;Costumava-se pensar que todo o CA3 tomava a mesma decisão. Nossa experiência mostra que, em vez disso, uma parte do CA3 decide se o espaço é uma nova sala, e outra parte determina se aquele é um lugar familiar e, assim, recupera a memória daquele local;, explica o autor do trabalho.

Futuro
A descoberta de que o CA3 possui mais funções do que se imaginava pode ajudar futuramente em tratamentos médicos ligados a problemas de memória, como o mal de Alzheimer. ;Essa é a pesquisa científica básica. Esperamos que, futuramente, ela forneça insights sobre os mecanismos cerebrais de memória, o que pode levar a futuros tratamentos. No entanto, é difícil prever como seriam essas terapias;, destaca Knierim. ;Uma possibilidade especulativa é a criação de testes do potencial perda de memória em pacientes com doença de Alzheimer antes de o dano cerebral ocorrer, ou seja, imagens do cérebro podem mostrar sinais sutis de deficits nesses processos antes que a doença progrida de forma irreversível. Mas é um caminho longo, caso ocorra;, completa.

Norberto Anízio Ferreira, membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), concorda. ;É uma região que sabíamos estar ligada à memória, mas não que possuía essas divisões de reconhecimento mais complexas, de padrões novos e antigos. É algo útil e interessante, mas é muito cedo para falarmos em tratamentos;, avalia. ;Essa região é atingida pela doença de Alzheimer, porém, precisamos saber mais sobre o tema para destacar sua importância.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação