Ciência e Saúde

Aumenta número de estudos que atestam os benefícios da ioga

Melhoras envolvem de redução de dores a controle da ansiedade

postado em 01/09/2015 06:08
Maria Conceição Mendes, 66 anos, viu-se de frente com um perigo comum à terceira idade quando foi diagnosticada com osteoporose, há cinco anos. Por indicação médica, começou a frequentar a academia, mas sentia falta de algo que também equilibrasse a mente. ;Fui procurar a ioga como forma de complementar as atividades físicas. Depois que comecei a praticá-la, me senti mais leve, e tive mais força e tranquilidade;, detalha. A aposentada também comemora a diminuição das dores no corpo. ;A melhora em que mais senti diferença foi em relação às dores na região lombar;, detalha.

O que a moradora da Asa Norte sentiu não se trata de coincidência. A ciência vem tratando de atestar os benefícios da prática milenar para uma infinidade de complicações à saúde. Durante os últimos 10 anos, o número de artigos em revistas e jornais especializados sobre ensaios clínicos da ioga para aliviar os sintomas relacionados a doenças aumentou três vezes. Detalhada recentemente no The Journal of Medicine Complementar e Alternative, a análise realizada por pesquisadores da Universidade de Harvard teve como base estudos abrangendo 29 países e mais de 28 mil voluntários. Os investigadores descobriram que os principais trabalhos científicos sobre ioga estão frequentemente ligados ao tratamento para saúde mental, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e dores corporais.

O maior estudo feito até hoje sobre os benefícios da ioga é focado na eficácia para o tratamento da dor lombar crônica. Conduzido na Universidade de York, no Reino Unido, e financiado pela Arthritis Research UK, o experimento contou com 313 participantes e durou 12 semanas. Ao fim dos testes, aqueles que aderiram à prática milenar experimentaram maiores melhorias em conseguir aguentar dores no corpo e mais confiança na realização das tarefas diárias em relação aos que utilizaram as formas comuns de alívio, como a ingestão de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

A investigação foi realizada com base na chamada back fuction (função de volta, em português), que é a capacidade de as pessoas realizarem atividades sem serem limitadas por dores nas costas. A medida dessa habilidade se deu por meio de um questionário composto por 24 perguntas de sim ou não e focado na avaliação do nível de incômodo. Todos os voluntários recebiam cuidados convencionais para dores nas costas, crônicas ou recorrentes. Um grupo de 156 teve aulas de ioga. Os 157 restantes se limitaram aos cuidados comuns.

Em quem não focou apenas nas intervenções tradicionais, os pesquisadores perceberam melhora maior da capacidade de realizar tarefas cotidianas, como caminhar rapidamente, vestir-se sozinho e ficar em pé por longos períodos de tempo. Os avanços foram notados até nove meses após o início das aulas. ;Os estudos anteriores eram centrados nos benefícios de curto prazo da ioga. Nós queríamos ver os de longo prazo e medir as melhorias em três, seis e doze meses após a entrada no estudo;, diz David Torgerson, um dos investigadores. Segundo o também diretor da York Trials Unit, as conclusões indicam vantagem a curto e longo prazo sem quaisquer efeitos colaterais.

Humor

Da Escola de Medicina da Universidade de Boston, também nos Estados Unidos, vem um estudo comprovando que a ioga pode ser superior a outras formas de exercício quando o assunto é humor e ansiedade. Os resultados foram obtidos por meio da associação entre as posturas da prática milenar e o aumento os níveis de gama-aminobutírico (Gaba). Baixos níveis desse aminoácido estão associados à depressão e a outros transtornos de ansiedade generalizada. Por isso, os cientistas defendem que a ioga deve ser considerada como uma terapia potencial para transtornos psiquiátricos.

Eles acompanharam dois grupos aleatórios de indivíduos saudáveis ao longo de 12 semanas. Um praticou os exercícios de origem indiana três vezes por semana, durante uma hora. Os demais participantes fizeram caminhada. Por meio de ressonância magnética, observou-se o cérebro dos participantes. Ao fim do experimento, os pesquisadores compararam os níveis de Gaba no órgão dos membros de ambos os grupos antes e após a última sessão de 60 minutos.

Cada indivíduo também teve o estado psicológico avaliado em vários pontos ao longo do estudo. Aqueles que praticaram ioga relataram uma diminuição mais significativa da ansiedade e mais melhorias no humor.. ;Com o tempo, as mudanças positivas desses relatórios foram associadas com maiores níveis de Gaba;, disse Chris Streeter, um dos autores e professor de psiquiatria e neurologia da universidade norte-americana.

Pertinho de casa
Se você se interessou pela ioga e quer incorporar a prática ao seu cotidiano, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibiliza o serviço a todos os cidadãos. As inscrições são feitas nos seguintes postos de saúde:

Asa Norte
1. Sede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Telefones: 3348-2466 e 3348-6264
E-mails: yoga.ses.gdf@gmail.com e augustampb@gmail.com

2. Centro de Saúde n; 11 de Brasília
Telefones: 3273-3962 e 3274-3155
E-mail: caafeitosa@yahoo.com.br

3. Hemocentro
Telefone: 3326-3757
E-mail: marrom19@terra.com.br

Asa Sul
Centro de Saúde n; 6 de Brasília
Telefone: 3242-1446
E-mail: ceciliavianna@gmail.com

Ceilândia
Centro de Saúde n; 3 de Ceilândia
Telefone: 3371-3049
E-mail: iaraneurologista@yahoo.com.br

Paranoá
1. Centro de Saúde n; 1 do Paranoá
Telefone: 3369-4489
E-mail: raiganna.o@gmail.com

2. Hospital Regional do Paranoá
Telefone: 3369-1511
E-mail: projetoshantiom@gmail.com

Riacho Fundo

Instituto de Saúde Mental
Telefone: 3399 4545
E-mail: jeanjordan@ig.com.br

Samambaia
1. Centro de Saúde n; 2 de Samambaia
Telefone: 3359-1001 e 3359-1001
E-mail: lu.mdrs@gmail.com ou chrisdfto@yahoo.com.br

2. Centro de Saúde n; 4 de Samambaia
Telefone: 3357-4721
E-mail: luizacaguiar@ig.com.br

Sobradinho

1. Clínica de Saúde da Família 2
E-mails: vanuza.ams@gmail.com ou suzaralopes@yahoo.com.br

2. Clínica da Família Nova Colina Sobradinho I
E-mail: medlilian19013@gmail.com

Taguatinga

Centro de Saúde n; 5 de Taguatinga
Telefone: 3563-2072
E-mail: joelmamoraes4@gmail.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação