Ciência e Saúde

Alto nível de cortisol na saliva aponta maior risco de demência

Alto nível de cortisol, o hormônio do estresse, no fluido bucal indica maior risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. A descoberta pode ajudar na prevenção de enfermidades como o Alzheimer

Vilhena Soares
postado em 02/09/2015 07:09 / atualizado em 19/10/2020 17:54

Alto nível de cortisol, o hormônio do estresse, no fluido bucal indica maior risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. A descoberta pode ajudar na prevenção de enfermidades como o AlzheimerPerdas cognitivas que comprometem a execução de atividades do cotidiano são chamadas de demência. Mais frequente em idosos, a condição, que resulta, por exemplo, em falhas de memória, preocupa principalmente quando é irreversível, como no Alzheimer. Cientistas dos Estados Unidos sugerem um método preventivo simples contra o problema. Segundo eles, medido na saliva, o nível do cortisol pode indicar se há maiores riscos de desenvolvimento do quadro debilitante.

Pesquisas anteriores deram pistas sobre a relação entre o hormônio do estresse e a demência. “Elas têm demonstrado que a depressão aumenta o risco de demência, mas nós não sabemos muito sobre como isso ocorre. Níveis elevados desse hormônio têm sido encontrados em depressivos, e a teoria é de que o cortisol tem um efeito tóxico no hipocampo, área do cérebro que desempenha um papel importante na memória”, explicou Lenore J. Launer, pesquisadora do Instituto Nacional sobre Envelhecimento em Bethesda (EUA) e uma das autoras do estudo.

Para checar as relações, o grupo de cientistas analisou amostras de saliva de 4.244 voluntários com, em média, 76 anos e sem demência. As coletas foram realizadas de manhã e à noite. Os participantes também foram submetidos a uma varredura do cérebro para avaliar o tamanho do órgão e realizaram testes de memória e de pensamento. Juntando os dados, concluiu-se que a parcela de idosos com níveis mais altos de cortisol tinha um volume menor do cérebro — condição atrelada a maiores chances de demência —, e a composta por idosos com níveis menores do hormônio tinha o órgão maior e se saiu melhor nos testes cognitivos.



Os cientistas, porém, têm dúvidas sobre como o nível de cortisol e o tamanho do cérebro se relacionam. “Uma vez que esse estudo apenas olhou para um instante no tempo, não sabemos o que vem primeiro: os altos níveis de cortisol ou a perda de volume cerebral”, explicou Launer. A equipe acredita que mais pesquisas são necessárias para esclarecer melhor também a influência do cortisol sobre a demência, mas eles reforçam que desvendar essa associação poderá ajudar a prevenir e combater um preocupante problema de saúde.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação