Ciência e Saúde

OMS recomenda tratar todos infectados com aids com antirretrovirais

Objetivo da Organização Mundial da Saúde é erradicar a aids até 2030

Agência France-Presse
postado em 30/09/2015 11:54
A OMS pediu nesta quarta-feira (30/9) em suas novas recomendações que qualquer pessoa infectada com o vírus da aids seja tratada imediatamente com antirretrovirais, sem esperar que seu sistema imunológico fique debilitado. Até agora, a Organização Mundial da Saúde recomendava começar este tratamento apenas em adultos com HIV e quando o número de suas células CD4 (um tipo de linfócito) era inferior a 500 células por m3 de sangue.

Mas agora considera que é preciso começar o tratamento imediatamente depois do diagnóstico, de modo que todas as pessoas que têm o vírus da aids, sejam crianças ou adultos, possam se beneficiar dele. Além disso, a OMS considera agora que teriam que propor "a todas as pessoas que têm um risco ;substancial; de ser infectadas pelo HIV" (e não apenas uma categoria específica da população) tratamentos preventivos com antirretrovirais".

Graças a estas novas recomendações, o número potencial de pessoas que podem receber o tratamento passará de 28 a 37 milhões, indica a OMS. A agência das Nações Unidas espera, assim, poder evitar 21 milhões de mortes e 28 milhões de novas infecções até 2030.



Estas medidas foram um pedido dos cientistas reunidos em julho em Vancouver (Canadá) em uma grande conferência internacional sobre a aids.

As pesquisas recentes demonstram que se o tratamento for aplicado imediatamente depois do diagnóstico será possível prevenir a transmissão por via sexual a outras pessoas. Outros estudos demonstram que uma terapia preventiva pode proteger de forma eficaz as pessoas com risco de contágio. O objetivo da OMS é erradicar a aids até 2030.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação