Boa para cálculo renal, quebra-pedra é também um ótimo analgésico

Pesquisadores brasileiros atestam que planta usada no tratamento de problema nos rins e vias urinárias tem poder 20 vezes maior que famoso remédio mundial, podendo ser usada ainda como antiespasmódico

Bertha Maakaroun/Estado de Minas
postado em 13/10/2015 08:34
Belo Horizonte ; Muito empregado no tratamento de cálculo renal, o popular chá de quebra-pedra tem uma importante ação antiúlcera, antiespasmódica e analgésica, concluíram pesquisadores de Santa Catarina. Segundo o estudo, a planta da espécie Phyllanthus apresentou uma eficácia 20 vezes superior à aspirina. Tal poder foi atribuído a substâncias químicas como flavonoides e taninos isoladas do quebra-pedra.

Equipe da Universidade do Vale do Itajaí de Santa Catarina analisou 12 espécies da Phyllanthus, que tem mais de 700 tipos no mundo

;Há 700 espécies diferentes do quebra-pedra no mundo. Estudamos 12 delas e confirmamos com modelos experimentais todos esses efeitos;, relata Valdir Cechinel Filho, vice-reitor e professor de pós-graduação, pesquisa, extensão e cultura da instituição da Universidade do Vale do Itajaí de Santa Catarina (Univali).

Responsável pela realização do estudo sobre a química, farmacologia e potencial terapêutico da espécie de planta Phyllanthus, Cechinel Filho conta que os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele enfatiza que a ação da planta sobre as pedras nos rins não é apenas crendice popular, mas vem sendo cientificamente demonstrada. ;Uma das espécies mais estudadas é o Phyllanthus niruri, abundante em vários países, incluindo o Brasil. Para essa espécie, comprovamos sua eficácia para atuação direta em cálculos renais, tanto diminuindo o tamanho da pedra como relaxando o canal da uretra, o que facilita sua eliminação;, observa o vice-reitor da Univali.