Ciência e Saúde

Novembro se colore de azul para conscientizar sobre o câncer de próstata

postado em 04/11/2015 06:06

Se outubro foi rosa, novembro coloriu-se de azul para lembrar aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O tumor mais prevalente no sexo masculino atinge 69 mil pessoas por ano, de acordo com as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) ; a cada hora, 7,8 brasileiros são diagnosticados. Um complicador é que, até hoje, não se encontraram fatores de risco específicos da doença, o que torna a prevenção uma tarefa difícil.

7,8 diagnósticos
Média de descobertas de casos de câncer de próstata por hora no Brasil, segundo o Inca

;Comer menos gordura e fazer atividade física são medidas preventivas para qualquer tipo de câncer. Mas ainda não conseguimos identificar nenhum risco relacionado diretamente ao de próstata;, observa Lucas Nogueira, coordenador do Departamento de Uro-oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em relação à prevenção, o que se faz hoje, de acordo com o médico, é evitar os óbitos associados à doença e, para isso, é fundamental identificá-la na fase inicial. Em 2013, o câncer de próstata matou 13.772 pessoas no Brasil. A recomendação da SBU é que homens a partir dos 50 anos consultem uma vez por ano o urologista ; no caso de histórico familiar da doença, a primeira visita deve ser feita aos 45.

Eles, contudo, continuam evitando os consultórios médicos. Uma pesquisa da SBU em parceria com a Bayer em julho envolvendo 3,2 mil homens com mais de 35 anos em oito capitais, incluindo Brasília, mostrou que 51% jamais foram ao urologista. Nogueira observa que o quadro já foi pior e que as novas gerações cuidam mais da saúde. Contudo, reconhece que ainda há muito preconceito. ;O homem só procura o médico quando está doente. Infelizmente, muitos ainda acham o exame preventivo constrangedor, e ainda tem a questão do medo do diagnóstico;, afirma.

Com isso, perdem a chance de identificar o câncer na fase inicial, quando está localizado e, em 70% dos casos, nem sequer exige tratamento, sendo necessário apenas o acompanhamento constante do urologista. Nesse estágio, a chance de cura é de mais de 90%. Quando o tumor está localmente avançado ; espalhou-se para órgãos próximos, como a bexiga ;, ainda é possível curá-lo em 50% dos casos, com tratamentos como cirurgia e radioterapia.

Contudo, o agressivo, que atingiu órgãos distantes, não é curativo. Usam-se medicamentos que tentam privar as células tumorais de androgênio, mas a estratégia é paliativa, pois o câncer volta a crescer em dois ou três anos. O uro-oncologista Lucas Nogueira diz que, nos últimos cinco anos, novas drogas disponíveis no mercado aumentaram a expectativa de vida dos pacientes de câncer de próstata avançado em até um ano e meio a mais. ;É uma boa notícia porque, até 2010, não tinha tratamento;, diz. Hoje, as sociedades brasileiras de Urologia e de Oncologia Clínica vão se reunir para definir, pela primeira vez, as diretrizes terapêuticas conjuntas dessa fase do câncer de próstata. (PO)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação