Ciência e Saúde

Instituto lança documentário sobre reservas florestais na Amazônia

Objetivo do projeto é destacar as ações de proteção ao meio ambiente no local, como o manejo de peixes e o trabalho feito por agentes ambientais voluntários

Jacqueline Saraiva
postado em 19/11/2015 06:58
Manejo de peixes: documentário mostra ações sustentáveis nas reservas

Um documentário sobre as reservas ecológicas Mamirauá e Amanã, no Amazonas, foi lançado pelo Instituto Mamirauá na quarta-feira (19/11). O vídeo, intitulado ;Compartilhando Saberes; mostra, em 40 minutos, as iniciativas com o manejo de pirarucu, turismo de base comunitária, agentes ambientais voluntários e sistema de abastecimento de água. Cerca de 30 pessoas participaram do projeto, que é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Fundo Amazônia. Assista ao vídeo:

[VIDEO1]

O diretor de fotografia, Antonio Stickel, diz ter ficado impressionado com o trabalho realizado pelo instituto. ;Entrevistei pessoas muito engajadas, motivadas e conscientes do trabalho que estão realizando. O Instituto espalha esta semente de engajamento social, político e ecológico, empoderando, não somente às comunidades, mas todos que entram em contato com o instituto", afirmou.

[SAIBAMAIS]A diretora de Manejo e Desenvolvimento do Instituto Mamirauá ressaltou que o documentário tem como principal objetivo disseminar algumas práticas adotadas para a conservação da biodiversidade, com gestão participativa. ;Esperamos que seja útil para quem deseja reaplicar em outras áreas", explicou.



Viagem
A primeira expedição ocorreu em março de 2014 e durou oito dias. O foco dessa primeira viagem foi acompanhar a instalação do Sistema de Abastecimento de Água movido a energia solar fotovoltaica. Painéis fotovoltaicos são colocados no rio, sobre balsas flutuantes, e para gerar energia e bombear a água para um reservatório elevado. A caixa d;água é conectada a um filtro de areia que realiza um pré-tratamento da água e a remoção de resíduos. Após a filtração, usando um filtro lento, a água é distribuída por gravidade para a comunidade.

A segunda ação em campo foi iniciada em novembro de 2014, com o calendário do manejo de pirarucu, peixe característico da região. Além do manejo, a equipe também pode registrar a rotina e o trabalho dos agentes ambientais voluntários, os moradores das Reservas Mamirauá e Amanã que atuam como verdadeiros protetores da floresta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação