Ciência e Saúde

Cientistam estudam fenômeno analgésico associado ao sonambulismo

Durante as crises, sonâmbulos chegam a quebrar partes do corpo e só sentem dor quando acordam. A anestesia detectada por cientistas da França abre novas perspectivas de estudo sobre estados alterados de consciência

postado em 05/12/2015 08:10
Um sonâmbulo, mesmo que se machuque gravemente, não sentirá dor até o momento em que acordar. De forma aparentemente paradoxal, geralmente são os indivíduos com alto risco de sofrer dores de cabeça e enxaquecas enquanto estão despertos. Isso é o que aponta estudo feito por cientistas do Hospital Gui-de-Chauliac em Montpellier, na França, e publicado recentemente na revista Sleep.

O dado que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi sobre a percepção da dor. Entre os sonâmbulos que relataram ter sofrido ao menos um episódio de lesão, 79% não sentiram dor e continuaram dormindo. ;Registramos aqui, pela primeira vez, um fenômeno analgésico associado ao sonambulismo;, relata, no estudo, o especialista em medicina do sono Régis Lopez, que liderou a pesquisa.

Lopez e outros cientistas compararam 100 pacientes adultos diagnosticados com sonambulismo com 100 pessoas saudáveis, que formaram o grupo de controle. Entre os acometidos pela doença do sono, 55 eram homens e 45, mulheres, com, em média, 30 anos de idade. Os participantes responderam a questionários e foram acompanhados por especialistas, que avaliaram os relatos sobre dores de cabeça e enxaqueca.

Do total de voluntários sonâmbulos, 47 informaram a ocorrência de ao menos uma crise seguida de lesão. Entre esses, 10 relataram ter acordado no momento em que se machucaram. Os outros 37 não perceberam qualquer dor, mas sentiram depois, ao longo da noite ou na manhã seguinte. Um dos participantes contou que, apesar de ter sofrido graves fraturas após pular do terceiro andar do prédio em que mora, ele não sentiu dor alguma até acordar. Outro relatou que quebrou a perna durante uma incidência do distúrbio, em que ele subiu até o telhado de sua casa e caiu no chão, mas acordou apenas de manhã.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação