Ciência e Saúde

Possível nono planeta do Sistema Solar é descoberto

O corpo celestial tem cerca de 5 mil vezes a massa de Plutão, catalogado desde 2006 como um planeta-anão do Sistema Solar

Agência France-Presse
postado em 20/01/2016 16:33

O corpo celestial tem cerca de 5 mil vezes a massa de Plutão, catalogado desde 2006 como um planeta-anão do Sistema Solar

Washington, Estados Unidos
- Um planeta gigante até então desconhecido, chamado Planeta Nove, pode ter sido descoberto nos confins do Sistema Solar, anunciaram cientistas americanos nesta quarta-feira. (20/1)

"O objeto tem massa cerca de 10 vezes maior do que a da Terra e segue uma órbita extravagante e alongada, na periferia do Sistema Solar", aponta a pesquisa, da CalTech University, divulgada pela publicação especializada Astronomical Journal.

"De fato, este novo planeta levaria de 10 mil a 20 mil anos para completar a órbita em torno do Sol."

Os pesquisadores Konstantin Batygin e Mike Brown descobriram o planeta graças a simulações de computador e modelos matemáticos, mas não observaram o objeto diretamente.

O corpo celestial tem cerca de 5 mil vezes a massa de Plutão, catalogado desde 2006 como um planeta-anão do Sistema Solar.

"A nova descoberta pode ser o verdadeiro nono planeta", indicou o professor Brown. "Ainda falta descobrir grandes partes do nosso Sistema Solar, é muito emocionante", assinalou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação