Cientistas querem nomear nova espécie de tarântula de Johnny Cash

Aranha tem cor favorita do cantor e é comumente encontrada em áreas desérticas, como aos arredores da prisão Folsom.

Diego Borges/Especial para o Diário de Pernambuco
postado em 05/02/2016 18:50
O macho adulto da tarântula é completamente preto, cor favorita de Johnny Cash
Cientistas nos Estados Unidos propuseram nomear uma recém-descoberta tarântula de johnnycashi. A homenagem ao músico Johnny Cash foi publicada em um estudo na revista científica ZooKeys, na quinta-feira (4).

A Aphonopelma johnnycashi pode ser encontrada em desertos, como nas proximidades da prisão Folsom, na California -- eternizada por uma apresentação de Cash em 1968 e pela música homônima.

Um dos autores do estudo, Chris Hamilton disse que a homenagem se deu por dois motivos que remetem ao renomado Cash. O primeiro é que a aranha é comumente encontrada aos arredores de Folsom; o segundo é que o macho adulto da tarântula é completamente preto. A cor é simbólica, porque era a preferida de Cash, e ele era conhecido como ;O homem de preto;.

Em comunicado à imprensa, Chris Hamilton, um dos autores do estudo, afirmou que não há o que temer com essa tarântula, chamando-as de ;ursinho de pelúcia com oito pernas;. Segundo o cientista, essa espécie não é perigosa e raramente chega a morder.

A pesquisa foi realizada por estudiosos da Universidade de Auburn e de Millsaps College. A obra reúne dados de dez anos e analisou aproximadamente 3 mil espécies de aranhas, nas mais variadas regiões.