Repouso ajuda a recuperar conexões neurais após fortes traumas na cabeça

Cientistas dos Estados Unidos constatam, em experimento com ratos, que, depois de uma pancada na cabeça, o repouso ajuda a recuperar as conexões neurais. O estudo mostra ainda os estragos causados por choques frequentes, como os que acontecem com lutadores

postado em 06/02/2016 07:03
Descanso. A recomendação rotineira para quem sofre pancada na cabeça ganha um reforço publicado no periódico internacional American Journal of Pathology. O tempo de espera para que surja algum problema imediato decorrente da concussão também é importante para o cérebro se recuperar dela. Em experimento com ratos, cientistas observaram que os animais precisaram de folga para que as conexões neurais abaladas pelo choque fossem restauradas. Perceberam ainda que danos causados por concussões diárias e contínuas eram mais difíceis de serem corrigidos pelo organismo das cobaias. As descobertas, segundo eles, também mostram como podem ser maiores os prejuízos em atletas de esporte de constante contato físico.

Pesquisas que exploram os danos causados pelas concussões são verdadeiros desafios na área médica. ;Concussão não é uma condição fatal e não resulta em anormalidades visíveis. Técnicas de imagem médicas já mostraram isso. Essa característica faz com que o estudo dos efeitos de concussão no cérebro seja extremamente instigador;, justifica ao Correio Mark Burns, professor de neurociência da Universidade de Georgetown (EUA). Ele conta que os ratos usados no experimento receberam batidas na cabeça extremamente leves, que não causaram a morte de neurônios. ;Isso nos permitiu estudar como uma única ou repetitivas concussões alteram as conexões neuronais;, explica.

Parte dos animais sofreu uma lesão semanalmente, durante 30 semanas. Os outros roedores receberam pancadas diárias pelo mesmo período. Os animais do primeiro grupo perderam temporariamente de 10% a 15% das conexões neurais no cérebro, sem inflamação ou morte celular. Com três dias de descanso, elas foram restauradas. ;Essa descoberta poderia explicar a perda temporária da função cerebral que ocorre em muitos seres humanos após a concussão, bem como a natureza temporária dessa perda de função. Acreditamos que a redução da conectividade é um mecanismo de proteção. Ela permite que os neurônios possam se reequilibrar;, detalha o autor.

O grupo de cobaias que sofreu contusões diárias também mostrou desequilíbrio dos neurônios, porém, com o descanso de uma semana após os 30 dias de pancadas recebidas, os ratos não mostraram recuperação. ;Uma vez que o reequilíbrio ocorre, o neurônio restabelece suas conexões. Com 30 acertos em 30 dias esse reequilíbrio não ocorreu;, destaca Burns. Os cientistas também perceberam que os danos cerebrais no cérebro dos animais do segundo grupo permaneceram mesmo depois de muito tempo. ;Os ratos que receberam uma concussão por dia desenvolveram danos que permaneceram por mais de um ano depois que as concussões haviam sido cessadas.;

Atletas
O cientista ressalta ainda que os mais beneficiados com as descobertas devem ser os praticantes de boxe e de outras lutas. ;Estudos têm mostrado que quase todas as pessoas com um abalo único se recuperam espontaneamente, mas os atletas de esportes de contato são muito mais suscetíveis aos danos cerebrais. Esses resultados ajudam a entender como e quando o trauma craniano leve pode levar o cérebro a se danificar;, completa.