Ciência e Saúde

Matando Nemo: peixes-palhaço tropicais estão ameaçados por cianureto

Mais da metade dos aquários de água salgada comprada pelos pesquisadores em lojas de animais deu positivo para teste de substância, de acordo com relatório

Agência France-Presse
postado em 17/06/2016 16:26
Mais da metade dos aquários de água salgada comprada pelos pesquisadores em lojas de animais deu positivo para teste de substância, de acordo com relatório
Muitos dos "Nemos", ou peixes-palhaço, presos em aquários de crianças são capturados com cianureto - alertaram pesquisadores, que também denunciaram o perigo que essa prática tóxica representa para os corais. A estreia do filme "Procurando Dory" nesta sexta-feira (17/6) nos cinemas americanos - no Brasil, a sequência de "Procurando Nemo" será lançada em 30 de junho -, desenho animado sobre um peixe azul chamado cirurgião-patela que vive em recifes (Paracanthurus hepatus), provavelmente aumentará a venda dessa espécie tropical e a sua pesca, que utiliza veneno com cianureto, denuncia um relatório da ONG For the Fishes.

Depois do primeiro filme da franquia, mais de um milhão de peixes-palhaço (Amphiprioninae) já foram capturados de recifes tropicais, disse Craig Downs, do Laboratório Ambiental Haereticus da Virgínia (leste dos Estados Unidos), instituto de pesquisa que elaborou o relatório junto com a For the Fishes.



Uma das formas mais comuns - apesar de ilegal - de capturar esses peixinhos coloridos é usando cianureto. "Para pegá-los, você coloca cianureto no peixe, ou ele vai para essa nuvem de cianureto e fica atordoado", afirmou Downs, em entrevista à AFP por telefone. Mais da metade dos aquários de água salgada comprada pelos pesquisadores em lojas de animais deu positivo para teste de cianureto, segundo o relatório.

Os resultados seriam similares em qualquer outro país, já que a maioria dos peixes de aquário provém do mesmo fornecedor, completou Downs. Segundo ele, no ano que vem serão realizados testes em lojas da Europa.

A equipe aplicou o teste em mais de 100 peixes, incluindo os azuis, como a Dory, dos quais cerca de 300.000 exemplares são vendidos todo ano, segundo um informe recente. Os peixes azuis são vendidos nos aquários por até US$ 170 o exemplar, segundo Downs. "Todos os peixes como ;Dory;, ou ;Nemo;, que eu comprei têm - salvo um - altos níveis de resíduos de veneno", reforçou Downs, acrescentando que eles "não sobreviveram mais de nove dias depois da compra".

Destruindo recifes
Pior do que a decepção do cliente é a prática da pesca com cianureto, devastadora para as barreiras de coral de onde provêm esses bichinhos popularizados por Pixar e Disney. "A pesca com cianureto é muito destrutiva para os recifes de coral, que atualmente sofrem os estragos da mudança climática. Em todo o Pacífico e Índico, os corais estão sofrendo branqueamento", adverte Downs.

"Um coral nesse estado tem a possibilidade de se recuperar, se não houver outro fator poluente em seu entorno. Mas, se você joga uma nuvem de cianureto sobre um recife para atordoar todos os peixes e o coral está branqueando, o recife morre. Todo o coral vai morrer", explicou.

As espécies de peixes não se encontram sob risco de extinção, mas, "provavelmente em uns 50 anos, haverá tão poucos recifes, que a maioria de seus peixes provavelmente estará na lista de espécies ameaçadas", alertou o pesquisador. O estudo será apresentado no Simpósio Internacional sobre Recifes de Coral do Havaí na próxima semana e enviado para um periódico, para ser publicado ainda este ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação