Ciência e Saúde

Dispositivo captura aroma de flores sem retirar partes da planta

A técnica está sendo usada para o melhoramento genético do dendezeiro

postado em 22/06/2016 06:00

Dendezeiro: extração de óleo da planta está ameaçada no Norte do país por uma praga conhecida como amarelamento fatal


Um novo equipamento desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) consegue capturar o perfume de plantas sem a necessidade de retirar uma parte do vegetal. Testado com sucesso em flores de dendezeiro, o método ajudará no estudo da flora, sendo útil, por exemplo, para identificar as espécies mais atraentes para animais polinizadores e, consequentemente, mais produtivas.

A técnica aspira os compostos orgânicos voláteis, pequenas partículas liberadas pelas flores no meio ambiente em forma de vapores. Esses elementos, que caracterizam o cheiro de cada planta, ficam presos em um material absorvente que integra o dispositivo. Nos testes, os pesquisadores conseguiram fixar essas moléculas da flor de dendê por uma semana após coletar as amostras.



O modo convencional de realizar esse trabalho consiste na retirada das partes da planta que contêm os materiais a serem estudados. ;A ideia para o aparelho surgiu de uma necessidade. Para acessar os espécimes de dendê e suas variantes, que ficam dentro da mata, não poderíamos levar carros e outros suportes, por isso precisávamos de um método que tivesse autonomia e fosse fácil de carregar;, explica Guilherme Zocolo, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, unidade onde a máquina foi criada.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação