Proteína liberada durante os exercícios ajuda a memória, diz estudo

postado em 18/07/2016 08:21

A razão pela qual os exercícios podem aumentar a recuperação da memória continua intrigando cientistas. Estudo publicado recentemente na revista Cell Metabolism apresenta um novo candidato para explicar a associação entre atividades físicas e melhor desempenho cognitivo: a proteína catepsina B. Segundo os cientistas, basta uma corrida para que a proteína parta dos músculos para o cérebro de ratos, macacos e também seres humanos.

“Procurávamos proteínas secretadas pelo tecido muscular e que são transportadas para o cérebro e, entre os candidatos mais interessantes, encontramos a catepsina B”, conta a autora sênior Henriette van Praag, neurocientista do Instituto Nacional do Envelhecimento, nos Estados Unidos. A primeira fase do estudo focou na neurogênese, o processo de criação de neurônios.

Primeiro, os autores notaram que a produção de catepsina B aumentou quando células musculares foram expostas a uma cultura de compostos que imitava as reações biológicas da prática de exercícios físicos. Depois, eles perceberam que os níveis elevados da proteína também estavam presentes em células do sangue e músculos de ratos submetidos a corridas diárias durante várias semanas. Por último, quando a catepsina B foi aplicada em células do cérebro, a equipe detectou que elas estimularam a produção de moléculas relacionadas com a neurogênese.

Leia mais notícias em Ciência & Saúde

Natação
Numa segunda fase da pesquisa, Henriette van Praag passou a comparar a recuperação da memória em ratos saudáveis com o processo em cobaias geneticamente modificadas para não produzir a catepsina B. Durante uma semana, os animais foram submetidos a sessões diárias de natação. Colocados em uma piscina pequena, tinham que nadar até um suporte, uma plataforma escondida abaixo da superfície.