Ciência e Saúde

Austrália estará mais ao norte nos mapas de geolocalização

País se desloca de longitude e latitude

Agência France-Presse
postado em 30/07/2016 10:00
A Austrália terá que corrigir sua latitude e longitude para estar de acordo com os dados dos sistemas de navegação por satélite, segundo um organismo científico oficial.

As coordenadas geográficas deste vasto país estão atualmente afastadas em um metro, segundo a Geoscience Australia, o que pode representar um problema para as novas tecnologias baseadas em dados preciso de geolocalização, como as utilizadas pelos carros sem motorista.

"Temos que ajustar nossas medidas de longitude e latitude" para "que os sistemas de navegação por satélite que utilizamos em nossos smartphones coincidam com os dados cartográficos digitais", declarou nesta semana Dan Jaksa, da Geoscience, à rede de televisão Australian Broadcasting Corporation.

Leia mais notícias em Mundo

A Austrália se desloca atualmente sete centímetros ao norte por ano devido aos movimentos tectônicos, uma mudança que as coordenadas geográficas precisam levar em conta, segundo Dan Jaksa.

A última atualização das coordenadas geográficas da Austrália foi realizada em 1994, e os novos dados estarão acessíveis em janeiro de 2017.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação