Podendo viver 400 anos, tubarão da Groenlândia é o mais longevo do mundo

postado em 12/08/2016 07:25

Julius Nielsen/Universidade de Copenhague, Dinamarca

Tubarões da Groenlândia (Somniosus microcephalus) vivem até 400 anos e atingem a maturidade sexual por volta dos 150, relata um estudo divulgado na edição desta semana da revista Science. Os resultados do trabalho colocam o animal como o vertebrado mais longevo da Terra. Um dos maiores tubarões do mundo, é amplamente distribuído pelo Atlântico Norte, com adultos alcançando comprimentos de quatro a cinco metros.

A biologia desse peixe é malcompreendida, mas as taxas de crescimento extremamente lentas — cerca de um centímetro por ano — sugerem que ele é beneficiário de uma longevidade excepcional. Os métodos tradicionais para determinar a idade de uma espécie envolvem a análise de tecido calcificado, um recurso que é escasso nesses tubarões. Portanto, para determinar a média de idade da espécie, Julius Nielsen, pesquisador da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, aplicou técnicas de datação por radiocarbono para as lentes oculares de 28 fêmeas capturadas.

Leia mais notícias em Ciência & Saúde

A análise sugere uma vida média de 272 anos. Os dois maiores tubarões no estudo, de 4,93 metros e 5 metros, tinham a idade estimada de 335 e 392 anos, res-pectivamente. Pesquisas anteriores sugerem que as fêmeas da espécie atingem a maturidade sexual aos quatro metros, quando têm por volta de 156 anos de idade, dizem os autores. Segundo o estudo, a expectativa de vida do tubarão da Groenlândia só é superada pela do molusco Arcticaislandica, que vive até 507 anos. A baleia da Groenlândia e a tartaruga de Galápagos também são conhecidas por viver durante muito tempo.