Ciência e Saúde

Minipolvo de olhos gigantes desperta curiosidade de mergulhadores; vídeo

O animal foi filmado durante uma transmissão ao vivo, a cerca de 900m abaixo do nível do mar

Renata Rios
postado em 19/08/2016 16:01

Uma equipe de mergulho se deparou com um animal para lá de fofo nas profundezas da costa californiana, enquanto fazia uma transmissão ao vivo a bordo do submarino de pesquisa Nautilus. O polvo, um Rossia pacífica, com coloração roxa e olhos grandes, parece até um brinquedo caído no mar. Mas, com apenas 10 cm, o animal é uma espécie que passa a vida no fundo do mar, camuflado e esperando alimentos, como pequenos camarões ou peixes.

Rossia é normalmente encontrado no norte do Pacífico, da costa japonesa até o sul da Califórnia. Eles ficam em uma profundidade de cerca de 300m, mas algumas espécies já foram coletados em até 1.300m. No caso deste vídeo, a equipe encontrou o animal em aproximadamente 900m no fundo do mar. Segundo os especialistas que analisavam o comportamento do animal, ele costuma caçar a comida em águas mais escuras e, provavelmente, as luzes do submarino o deixaram assustado.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação